05/12/2024 09:27
Sorriso seguro nas férias: confira algumas dicas para prevenir os traumas dentários em crianças
Está chegando um dos períodos mais aguardados pelas crianças: as férias escolares! Esse é um momento que elas vivem intensamente, com muitas brincadeiras, corridas e descontração. Tudo maravilhoso, mas que requer atenção redobrada dos responsáveis para evitar os traumas odontológicos.
Embora as crianças tenham dentes de leite, eventuais traumas mais severos podem interferir nos dentes permanentes que surgirão futuramente no local. Por isso, é importante adotar cuidados preventivos e procurar a avaliação de profissionais odontopediatras em caso de lesões, mesmo que não aparentem gravidade.
Como prevenir acidentes
|
- Não deixar bebês sozinhos, principalmente em cima de camas, sofás, bancos ou cadeiras; - Evitar objetos ou brinquedos espalhados pelo chão, pois podem favorecer quedas, escorregões ou tropeços; - Ficar atento ao que a criança coloca na boca e não deixar que ela ande ou corra com objetos pontiagudos nas mãos ou dentro da boca; - Acompanhar a criança em parquinhos e parques, preferindo um ambiente com piso de terra, areia ou grama, ao invés de cimento; - Vestir a criança com roupas de tamanho adequado; - Redobrar a atenção quando a criança estiver na cadeira de alimentação infantil (cadeira alta), tipo “cadeirão”, próxima à borda de piscinas, brincando ou praticando qualquer atividade em um espaço limitado, como cama elástica e piscinas de bolinhas; - Utilizar assento adequado e cinto de segurança afivelado para transportar bebês e crianças; - Utilizar proteções adequadas quando a criança for andar de bicicleta, “velotrol”, patins ou patinete, como capacete, cotoveleiras e joelheiras. |
Assistência odontológica em caso de traumas
Essas medidas preventivas podem ajudar a reduzir a ocorrência de traumas, mas, caso eles aconteçam, lembre-se de que o nosso plano oferece cobertura assistencial para situações de urgência e emergência odontológica. Clique aqui para mais detalhes.
Em situações que não apresentem hemorragia, dor intensa, recolocação de próteses, entre outros fatores que caracterizam emergência odontológica, a recomendação é procurar um odontopediatra para avaliação posterior.
Para localizar esses profissionais, utilize a nossa ferramenta de busca rede credenciada.