Portal do Beneficiário

Inclusão e Exclusão de Beneficiários

Quer saber como aderir ao plano de assistência à saúde? Deseja incluir ou excluir dependentes? Chegou ao lugar certo: reunimos aqui orientações para todas essas situações, com links para as ferramentas onde as solicitações devem ser registradas.

Principais pontos

  1. Inscrição do titular

    Condicionada ao vínculo empregatício, pode ser feita a qualquer momento enquanto o empregado estiver na ativa – não é possível solicitar a inscrição depois da aposentadoria.

  2. Inscrição de dependentes

    A inscrição e a entrega da documentação necessária devem ser feitas pelo titular (empregado, aposentado ou anistiado). Consulte a página Dependentes para saber quem pode ser inscrito.

  3. Exclusão de dependentes

    Não é possível excluir dependentes incluídos por determinação judicial. Não é permitido manter ex-cônjuge/companheiro como dependente, sendo considerada infração a não exclusão ao término da união.

  4. Reinscrição de dependentes

    É possível reinscrever um dependente excluído por vontade do titular, desde que atenda aos critérios normativos vigentes na data de reinclusão.

  5. Permanência após falecimento do titular

    A inscrição precisa ser feita pelo titular e estar válida na data do óbito, exceto para filhos póstumos. Nenhum ex-cônjuge/companheiro pode se tornar pensionista, ainda que reconhecido pelo INSS ou incluído por determinação judicial. No caso de filhos/enteados não reconhecidos pelo INSS ou maiores de 21 anos, é necessária autorização do pensionista cônjuge/companheiro. Menores de idade precisam de um tutor legal.

  6. Cancelamento do plano

    Caso o titular não deseje mais participar do plano, isso acarretará também no cancelamento automático do benefício para todos os dependentes. A exclusão implica ainda na quitação imediata de todos os débitos existentes, exceto em caso de falecimento do titular empregado ou aposentado. Neste caso, assumimos as despesas pendentes relativas a atendimentos prestados pela rede credenciada.

Como solicitar

Whatsapp