Esse programa de cuidado coordenado contempla ações de rastreamento (prevenção de risco), promoção à saúde (qualidade de vida), gestão de crônicos (linhas de cuidado), e atendimento às condições agudas. O foco do cuidado será a pessoa, e não a doença, por meio de ações preventivas e estímulo ao autocuidado. É uma das iniciativas do Programa Cuidar.
"Sinto-me melhor ao término de cada consulta, aprecio a qualidade excepcional dos profissionais. Tive a sorte de ser escolhida para participar do programa, somente elogios e gratidão." Beneficiária dependente de Santos/SP |
Quem é elegível
O programa é oferecido para beneficiários selecionados a partir de critérios estritamente técnicos e logísticos, predefinidos nas localidades abrangidas.
- Maiores de 18 anos
- Titulares (aposentados, pensionistas, ex-empregados e empregados da ativa) e dependentes que preencham os critérios técnicos do programa, com diagnóstico das doenças crônicas: hipertensão arterial, diabetes tipo 1 ou 2, obesidade e dislipidemia. Tabagismo, dispepsia, sobrepeso e sedentarismo são considerados fatores de risco
- Residentes nas regiões metropolitanas dos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo
Não é possível solicitar inclusão de forma espontânea. A abrangência será ampliada conforme identificação de necessidade, com novas inclusões sendo feitas gradativamente.
Como é feita a adesão ao programa
O beneficiário elegível será contactado pela equipe assistencial do programa por e-mail, telefone/WhatsApp (21 4000-2625) ou mensagem SMS, convidando a participar do programa. Caso aceite, responderá um questionário inicial para determinar seu score (classificação) de risco de saúde.
Com base nessa classificação, será definido um plano terapêutico individualizado e a frequência dos contatos que serão realizados pela equipe multidisciplinar que irá coordenar o cuidado da sua saúde. Esse acompanhamento será baseado em uma série de escalas técnicas de avaliação de saúde, todas reconhecidas por sociedades internacionais para quantificar o risco de uma pessoa desenvolver determinadas condições de saúde.
A depender das necessidades constatadas na avaliação inicial, o participante será convidado a passar por consultas com profissionais de saúde. Todas as informações sobre o participante serão registradas em um único prontuário eletrônico, protegido de acordo com as normas dos órgãos reguladores e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), acessível somente às equipes remotas e presencial do programa.
O cancelamento da inscrição no programa pode ser solicitado a qualquer momento, sem cobrança de taxa, por WhatsApp (21 4000-2625 - mensagem ou ligação), e-mail (gestaosaude.equipecuidados@saudepetrobras.com.br) ou Fale Conosco. É importante que o beneficiário formalize o cancelamento da inscrição para que não haja mais agendamentos ou contatos pela equipe de cuidados.
O que está incluído
- Acesso a uma equipe de saúde multidisciplinar: médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, nutricionista, que atenderá e conduzirá as necessidades do participante. Essa equipe também poderá envolver farmacêutico e fisioterapeuta caso seja identificado que isso é necessário;
- Acompanhamento feito por uma equipe de referência;
- Atendimento remoto (telemedicina), tanto para monitoramento frequente quanto em caso de atendimentos pontuais (pronto atendimento virtual 24h), sem limite de utilização. As consultas remotas eletivas poderão ser realizadas de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h;
- Unidades físicas para atendimento presencial do Programa Cuidar | Gestão de Saúde caso, durante o atendimento remoto, seja identificada necessidade de procedimentos e exames de baixa complexidade. Alguns exemplos: administração de medicamentos indicados no atendimento presencial, curativos, retirada de pontos, remoção de cerume, retirada de corpo estranho, aferição de sinais vitais, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, antropometria, exames de rastreamento no colo de útero (Papanicolau) - veja a lista completa de procedimentos e exames cobertos pela iniciativa. A indicação de atendimento presencial deve ser feita pelo médico que coordena o cuidado, com agendamento feito pela enfermeira. As consultas presenciais poderão ser realizadas de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h;
- Central de atendimento 24h específica da iniciativa.
Custeio
Os atendimentos executados por meio do Programa Cuidar são totalmente isentos de coparticipação, independentemente da quantidade de consultas e serviços utilizados, sem qualquer custo adicional para o beneficiário. Procedimentos e exames de baixa complexidade no atendimento presencial são isentos desde que cobertos, indicados e realizados unicamente nas unidades físicas da iniciativa.
Caso o beneficiário precise (exemplo: um exame não coberto pela iniciativa) ou prefira buscar atendimento na rede credenciada, será realizada a cobrança usual da coparticipação, de acordo com o regulamento do plano. Também não é possível utilizar a modalidade livre escolha (reembolso) por meio do programa.
Atenção: enquanto você estiver inscrito no Programa Cuidar | Gestão de Saúde, o respectivo custo assistencial constará no seu extrato de utilização a cada mês. Esse custo independe da realização de consultas, por tratar-se de uma ação contínua de cuidado predeterminada pela classificação de saúde do beneficiário. Lembramos que esse extrato reúne todos os custos assistenciais, e que é o extrato financeiro que mostra o que de fato vai ser cobrado a título de coparticipação.
Foi convidado para participar deste programa e tem dúvidas?
Se já é participante, consulte o manual da iniciativa. Também é possível entrar em contato pelo WhatsApp (21 4000-2625 - mensagem ou ligação) ou enviar um e-mail para gestaosaude.equipecuidados@saudepetrobras.com.br. Caso precise de apoio técnico para acessar a ferramenta, utilize o e-mail gestaosaude.suporte@saudepetrobras.com.br.
Se recusou a adesão no momento do convite e agora deseja ingressar no programa, entre em contato com nossos canais de atendimento.