Portal do Beneficiário Área do Credenciado

21/09/2023 14:05

Entenda a importância do acompanhamento odontológico desde os primeiros meses de vida

Você sabia que algumas doenças podem ser detectadas pela boca? Por esse motivo, é recomendado manter as consultas regulares com o dentista desde os primeiros meses de vida, além do acompanhamento com o médico pediatra.

Durante os exames odontológicos, o profissional pode avaliar a evolução da erupção dentária e do crescimento e desenvolvimento das arcadas, estabelecendo ações preventivas para evitar erosão e cárie dental, doenças gengivais, traumatismos orais e anomalias que afetam, em grande parte, os músculos e ossos maxilares.

As visitas regulares ao dentista também possibilitam a identificação de sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, como aumento de volume em região de cabeça e pescoço, caroços, sangramentos, manchas roxas, palidez progressiva e apatia, indicando a necessidade de exames complementares.

O diagnóstico precoce é fundamental pois as chances de cura aumentam consideravelmente quando a doença começa a ser tratada nas fases iniciais.

Odontopediatria

O odontopediatra é o profissional responsável pelo diagnóstico, prevenção, tratamento e controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente.

Dentre as suas atribuições, também estão:

• Orientações sobre a maneira correta de escovar os dentes e usar o fio dental;
• Dicas sobre os hábitos alimentares que devem ser adotados para ajudar a proteger os dentes e gengiva;
• Informações adicionais com base nas condições bucais específicas de cada paciente.

Nosso plano odontológico conta com uma ampla rede de credenciados que supera, proporcionalmente, a quantidade de dentistas e clínicas odontológicas no território brasileiro. Atualmente, disponibilizamos cerca de 300 profissionais especializados em odontopediatria, que podem ser localizados em nossa ferramenta de busca rede credenciada.

busca odontopediatra.png

Clique aqui para conhecer o manual de uso da ferramenta.

Ver todas as notícias
Whatsapp

Inscreva-se para receber notificações!

Quer receber as últimas notícias da Saúde Petrobras?