21/09/2023 14:05
Entenda a importância do acompanhamento odontológico desde os primeiros meses de vida
Você sabia que algumas doenças podem ser detectadas pela boca? Por esse motivo, é recomendado manter as consultas regulares com o dentista desde os primeiros meses de vida, além do acompanhamento com o médico pediatra.
Durante os exames odontológicos, o profissional pode avaliar a evolução da erupção dentária e do crescimento e desenvolvimento das arcadas, estabelecendo ações preventivas para evitar erosão e cárie dental, doenças gengivais, traumatismos orais e anomalias que afetam, em grande parte, os músculos e ossos maxilares.
As visitas regulares ao dentista também possibilitam a identificação de sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, como aumento de volume em região de cabeça e pescoço, caroços, sangramentos, manchas roxas, palidez progressiva e apatia, indicando a necessidade de exames complementares.
O diagnóstico precoce é fundamental pois as chances de cura aumentam consideravelmente quando a doença começa a ser tratada nas fases iniciais.
Odontopediatria
O odontopediatra é o profissional responsável pelo diagnóstico, prevenção, tratamento e controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente.
Dentre as suas atribuições, também estão:
• Orientações sobre a maneira correta de escovar os dentes e usar o fio dental;
• Dicas sobre os hábitos alimentares que devem ser adotados para ajudar a proteger os dentes e gengiva;
• Informações adicionais com base nas condições bucais específicas de cada paciente.
Nosso plano odontológico conta com uma ampla rede de credenciados que supera, proporcionalmente, a quantidade de dentistas e clínicas odontológicas no território brasileiro. Atualmente, disponibilizamos cerca de 300 profissionais especializados em odontopediatria, que podem ser localizados em nossa ferramenta de busca rede credenciada.
Clique aqui para conhecer o manual de uso da ferramenta.