Portal do Beneficiário Área do Credenciado

20/03/2023 09:00

Um plano de saúde, dois diferenciais: cobertura odontológica + maior oferta de dentistas e clínicas

Quando o assunto é cuidar da saúde bucal, nosso plano, além do diferencial da cobertura odontológica, ainda tem uma oferta de credenciados que supera, proporcionalmente, a quantidade de dentistas e clínicas odontológicas no território brasileiro. Quem tem Saúde Petrobras conta com 3.250 credenciados de odontologia (1 para cada 81 beneficiários), enquanto a proporção no Brasil é de 1 para cada 468 habitantes.

ProporcaoDentistas-miolo.webp

Mais um número curioso: o Brasil é o país com o maior número de dentistas por habitantes, concentrando 1/5 da categoria profissional em todo o mundo. Já deu para perceber que cuidar da saúde bucal é algo levado a sério no nosso país, né? Ainda bem, pois a saúde bucal vai muito além de ostentar um sorriso harmônico e brilhante.

Se a princípio associamos o trabalho do dentista apenas a tratamentos estéticos ou de cáries, abcessos, doenças gengivais ou perda óssea em torno dos dentes, precisamos lembrar que esse profissional também pode diagnosticar patologias. São alguns exemplos: câncer bucal, leucemia e anemia. Outra importante frente de atuação é o cuidado de complicações orais decorrentes de doenças como a AIDS ou bulimia.

Cultura de saúde bucal

A boca é responsável por várias funções do nosso corpo: falar, mastigar, deglutir, respirar e, claro, sorrir. Ter uma saúde bucal saudável contribui para a autoestima da pessoa, impactando no bem-estar físico e psicológico.

Por isso, os cuidados com a saúde bucal devem ser valorizados ao longo de toda a vida, desde a infância até a idade avançada. Hábitos saudáveis de alimentação e higiene bucal devem ser estimulados em casa, com os adultos dando o exemplo para as crianças, que costumam copiar os hábitos dos seus responsáveis.

Frequentar desde cedo o consultório odontológico é outro fator determinante: crianças que fazem isso tornam-se adultos e idosos mais conscientes e com menos problemas bucais. Essa cultura de saúde bucal é fundamental em um país como o Brasil, com a população cada vez mais composta por idosos.

Cuidar da saúde bucal é um dos melhores investimentos que se pode fazer pela saúde. Ainda não tem um dentista para chamar de seu? Consulte nossa ferramenta de busca rede credenciada para encontrar o profissional ou clínica odontológica mais perto de você.

*Os dados dessa nota foram coletados em 15/03/2023, às 16h19, nos sites do Conselho Federal de Odontologia e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ver todas as notícias
Whatsapp

Inscreva-se para receber notificações!

Quer receber as últimas notícias da Saúde Petrobras?