Reembolsos
Os reembolsos da modalidade livre escolha são calculados com base em valores de referência para cada tipo de serviço, independentemente do quanto foi pago pela pessoa beneficiária ao profissional ou unidade de saúde não integrante da rede credenciada.
Procedimentos de grande risco preveem o reembolso sem incidência de coparticipação, limitado aos valores da tabela de referência Livre Escolha. Já no pequeno risco, é considerada, no cálculo do reembolso, a coparticipação, de acordo com a faixa salarial do titular.
Conforme entendimento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), nos planos com opção de livre escolha, como é o nosso caso, o reembolso para atendimentos realizados por profissionais ou unidade de saúde não integrantes da rede credenciada será feito de acordo com a tabela de referência da operadora.
No caso de profissionais e unidades de saúde credenciados, sejam pessoas físicas ou pessoas jurídicas, a operadora paga diretamente pelos procedimentos cobertos pelo plano, previstos no contrato firmado entre as partes, sem que a pessoa beneficiária precise desembolsar qualquer valor.
Atenção: caso um credenciado apresente cobrança particular de seus honorários ou de sua equipe, acione o plano por meio dos nossos canais de atendimento. O contato prévio é importante, pois a ausência dele pode limitar o reembolso à tabela de referência da operadora (modalidade livre escolha).
Para reembolso do Benefício Farmácia, consulte a página do programa.
Prévia de reembolso
Recomendamos o cálculo da prévia de reembolso antes de realização de procedimentos com não-credenciados.
Prevista no regulamento do plano AMS, a prévia de reembolso possibilita obter o cálculo estimado do valor a ser reembolsado, na modalidade livre escolha, pelos serviços de profissionais ou unidades de saúde que não integram a nossa rede credenciada.
O cálculo utiliza a tabela de referência e poderá sofrer alterações após a entrega da documentação necessária para reembolso, caso o detalhamento da documentação seja diferente do que foi informado na solicitação de prévia.

Tabela de referência
Disponível no Portal do Beneficiário, em Financeiro > Reembolso > Tabela de Referência
Consultar tabelaDocumentação obrigatória
Toda a documentação obrigatória e as orientações necessárias devem ser consultadas na cartilha de reembolso.
Como solicitar reembolso
Após realizar o procedimento na modalidade livre escolha, envie toda a documentação necessária em até 90 dias. É necessário abrir uma solicitação para cada nota fiscal ou recibo.
Acompanhamento da solicitação
-
Portal do Beneficiário
-
App Saúde Petrobras
No rodapé do nosso app, clique no ícone com um $: Financeiro > Reembolso Livre Escolha > Status de Reembolso.
-
WhatsApp
Envie uma mensagem de texto para (31) 98470-5004. Na sequência, selecione a opção 2 (reembolso livre escolha) e subopção 1 (status de reembolso livre escolha). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com atendimento especial 24h para pessoas com deficiência auditiva e de fala.
-
Reanálise - Protocolos Indeferidos
Somos a única operadora de saúde suplementar que permite solicitar a revisão de protocolos indeferidos, diretamente pelo Portal do Benenficiário ou App, sem a necessidade de recorrer aos canais de relacionamento.
Para solicitar a reanálise, acesse o protocolo de reembolso no menu "Minhas Solicitações". O motivo do indeferimento será exibido. Caso você discorde da decisão, clique no botão "Solicitar Reanálise" e inclua uma justificativa e/ou anexos complementares. O protocolo será reanalisado pela área responsável no prazo de até 5 dias úteis.
Importante: a opção de reanálise está disponível somente para os protocolos indeferidos. Se o cancelamento foi realizado devido à não regularização da pendência documental em até 5 dias corridos, o botão de reanálise não estará disponível. -
Fale Conosco
Caso tenha alguma dúvida sobre o valor creditado ou a negativa de reembolso, solicite uma nova análise por meio do Fale Conosco.
Crédito do reembolso
-
Prazo
O pagamento é creditado em até 30 dias corridos, contados a partir da data de abertura da solicitação e/ou da entrega de toda a documentação necessária. Atenção: caso os documentos faltantes não sejam enviados em até 5 dias corridos após a notificação de pendência, o protocolo de reembolso é automaticamente cancelado, devendo ser aberta uma nova solicitação após reunir a documentação necessária.
-
Depósito
O crédito é realizado na conta corrente do titular. Não são aceitas para reembolso: conta-salário, conta poupança, conta de investimento ou conta conjunta em que o titular do plano não seja o primeiro titular da conta. Para cumprimento do prazo, é imprescindível que os dados bancários estejam sempre atualizados no cadastro do plano - caso estejam desatualizados/incorretos, o reembolso pode ser reprogramado para o contracheque, levando mais tempo para ser creditado.