Portal do Beneficiário Área do Credenciado

18/12/2023 10:21

Você tem um médico ou médica que coordena o seu cuidado? Entenda por que essa prática é recomendada

O corpo humano é uma máquina complexa, com cada unidade cumprindo a sua função, assim como uma refinaria ou plataforma de petróleo. Com tantas unidades diferentes atuando ao mesmo tempo, é importante que alguém tenha a visão do todo, uma espécie de “Geplat” da nossa saúde. É aí que entra o conceito do ‘médico ou médica que coordena o cuidado’, que sempre citamos nas nossas notas e posts de redes sociais.

É claro que poder contar com profissionais especializados para necessidades de saúde específicas também é necessário ao longo da nossa vida. Afinal, quem estudou anos a fio e entende tudo sobre olhos, por exemplo, muito provavelmente não é a mesma pessoa que vai checar se tá tudo certinho com aquela mancha meio estranha que surgiu na pele. Mas o ideal é que o encaminhamento para o profissional especializado seja feito pelo médico que conhece a sua saúde como ninguém, dos pés à cabeça.

Você tem um médico para chamar de seu? Com quem você se consulta regularmente e conhece seu histórico de saúde? Se sentir uma dor ou incômodo, tem um nome que vem automaticamente à sua cabeça? “Preciso ir ver a doutora Carla”. Ou então: “vou mandar um WhatsApp para o doutor Paulo”. Um profissional que sempre te orienta nos momentos de dúvida, apreensão e, mais importante, antes mesmo da dor ou doença surgir, preventivamente?

Se ainda não tem um médico que coordena o seu cuidado, use nossa ferramenta de busca rede credenciada e encontre um profissional perto de você.

Outra opção é o Programa Cuidar, composto por iniciativas de cuidado coordenado e personalizado para cada participante, com foco em prevenção e com acompanhamento de equipes multidisciplinares de saúde. Conheça todas as iniciativas e seus respectivos critérios de elegibilidade.

Uso consciente do plano

A prática de ter um médico coordenador do cuidado, otimizando a realização de consultas, exames e procedimentos, é boa para a sua saúde e também para a sustentabilidade do plano de saúde.

Veja algumas dicas para aproveitar melhor as consultas com o médico que coordena o seu cuidado:

Assista a nossa série especial de uso consciente do plano: “Plano de saúde: quando você usa bem, todo mundo ganha”.

Ver todas as notícias
Whatsapp

Inscreva-se para receber notificações!

Quer receber as últimas notícias da Saúde Petrobras?