24/09/2024 09:00
Saúde mental em pauta: entenda a cobertura para terapia individual, familiar e em grupo
Estamos aproveitando que é Setembro Amarelo para levantar essa pauta, mas sempre é tempo de falar de saúde mental. Afinal, para viver com mais bem-estar, precisamos cuidar também da nossa mente, assim como cuidamos do nosso corpo. Para viabilizar essa jornada de cuidado, todas as nossas beneficiárias e beneficiários, titulares ou dependentes, podem contar com nossa cobertura de psicoterapia pela escolha dirigida (atendimento com credenciados) ou livre escolha (reembolso).
As sessões podem ser realizadas tanto com médico psiquiatra quanto com psicólogo, desde que os profissionais tenham especialização em psicoterapia. No caso de psicólogos, não exigimos indicação médica: é possível procurar diretamente o psicólogo, a partir da autopercepção de que necessita de ajuda profissional.
Cobrimos:
- Consultas para avaliação inicial;
- Sessões de psicoterapia: individual; infantil; de grupo; de casal; em família;
- Atendimentos psicoterápicos durante a internação hospitalar;
- Sessões de psicoterapia para apoio aos familiares em caso de acidente fatal envolvendo empregado das nossas patrocinadoras, respeitando as regras de cada modalidade.
Sessões de psicoterapia
As sessões de psicoterapia ocorrem em três modalidades:
Em todas as modalidades, as sessões de tratamento são ilimitadas, desde que haja indicação do profissional assistente a partir da necessidade clínica do paciente.
Quando o assunto são sessões de avaliação do plano terapêutico, é possível fazer até três por ano, no caso de adultos. Para crianças e adolescentes, esse número aumenta para cinco.
Alertamos sobre a realização de sessões simultâneas em mais de uma modalidade: não há cobertura simultânea para a terapia individual e em grupo. Já a terapia familiar pode ser coberta concomitantemente à terapia individual ou de grupo.
Documentação necessária para tratamento de psicoterapia
O profissional assistente – psiquiatra ou psicólogo – deve encaminhar a solicitação para o tratamento com a necessidade clínica, indicando o CID 10 de referência, a modalidade de tratamento, e quantidade e periodicidade das sessões.
O tratamento vai ser realizado com crianças e adolescentes ou em ambiente hospitalar? É necessário detalhar isso na solicitação.
Use nossa ferramenta de Busca Rede Credenciada para encontrar o profissional mais perto de você.
Quer saber mais sobre o que cobrimos ou não cobrimos? Consulte nossa cartilha de coberturas.
Programa Cuidar | Saúde Mental: um complemento à cobertura
Se está com dificuldade de encontrar um profissional credenciado na sua região ou se quer evitar despesas de coparticipação, o Programa Cuidar | Saúde Mental pode ser a solução em caso de diagnósticos, sinais ou sintomas sugestivos de transtornos mentais passíveis de acompanhamento remoto.
Esse programa, que oferecemos em parceria com a empresa Zenklub, está disponível para beneficiários a partir de 18 anos de idade, de todo o Brasil. Totalmente isento de coparticipação – ou seja, sem qualquer custo adicional para o beneficiário – inclui, entre outros benefícios, tratamento de psicoterapia, na modalidade de terapia cognitivo comportamental.
Saiba mais e inscreva-se já no Programa Cuidar | Saúde Mental.