Portal do Beneficiário Área do Credenciado

12/09/2023 09:10

Saiba o que fazer se tiver dificuldade para agendar consultas com os nossos credenciados

Você já passou pela experiência de ligar para o consultório de um médico e ser informado de que a agenda não está aberta para marcação de consultas, ou só conseguir vaga para muitos meses depois? Essa situação pode ocorrer com beneficiários de todos os planos de saúde, já que a gestão da agenda dos profissionais não é feita pelas operadoras, e sim pelo próprio credenciado, de acordo com a disponibilidade de cada um deles.

Mas você sabia que, mesmo nesses casos, nossos beneficiários não ficam desassistidos? Diante desta situação, basta entrar em contato com o plano para que possamos garantir o seu atendimento indicando o profissional ou estabelecimento de saúde para os procedimentos, de acordo com as regras e áreas de cobertura do plano.

Essa iniciativa, conhecida no mercado de saúde suplementar como garantia de atendimento, está relacionada à resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que dispõe sobre a garantia de atendimento dos beneficiários e define os prazos para a realização de consultas e procedimentos.

Na garantia de atendimento, é o plano que indica um profissional ou estabelecimento de saúde habilitado para o serviço requerido e não necessariamente o mesmo sugerido pelo beneficiário.

Como solicitar a garantia de atendimento

Para solicitar indicação de profissional para um atendimento eletivo, ou seja, aquele que pode ser agendado, use o Portal do Beneficiário (Rede Credenciada > Indisponibilidade / Inexistência de Rede Credenciada). Se não for uma consulta, agilize o atendimento anexando o pedido médico/odontológico e, quando houver, os documentos complementares (relatórios, laudos e encaminhamentos).

Uma vez aberta a solicitação prévia, vamos identificar um profissional ou unidade de saúde de acordo com a seguinte ordem de prioridade:

1

Credenciados no município de demanda do beneficiário;

2

Credenciados nos municípios limítrofes (vizinhos);

3

Não credenciados no município de demanda do beneficiário;

4

Não credenciados nos municípios limítrofes (vizinhos);

5.png

Credenciados ou não credenciados na Região de Saúde do município em que a demanda foi requerida pelo beneficiário (grupo de municípios vizinhos). Apenas neste último caso iremos arcar com os gastos de logística (ida e volta).

Em seguida, entraremos em contato, por meio de resposta ao protocolo registrado no Portal do Beneficiário ou telefone, informando a data do atendimento e demais orientações. É necessário aguardar que sejam tomadas as providências necessárias pelo plano, pois o atendimento eletivo pode ser caracterizado como livre escolha se realizado antes do nosso retorno.

Saiba mais detalhes sobre a garantia de atendimento, prazos, documentos necessários e orientações para casos de urgência e emergência.

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