15/12/2022 09:37
Saiba o que fazer para garantir o seu atendimento em casos de indisponibilidade de rede
Nosso compromisso como plano de saúde é jamais deixar os nossos beneficiários sem cobertura, por isso disponibilizamos uma ampla rede credenciada composta por milhares de profissionais e unidades de saúde. Porém, por termos dimensões continentais, nem sempre é possível oferecer um credenciado no município do beneficiário, seja por falta de data para o atendimento ou de credenciados na localidade.
Mas você sabia que, mesmo nesses casos, nossos beneficiários não ficam desassistidos? É só entrar em contato com a gente antes de realizar o serviço de saúde ou em até 24 horas após o atendimento, nos casos de urgências e emergências. Vamos garantir o seu atendimento indicando o profissional ou estabelecimento de saúde para os procedimentos, de acordo com as regras e áreas de cobertura do plano.
Essa iniciativa, conhecida no mercado de saúde suplementar como garantia de atendimento, está relacionada à resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que dispõe sobre a garantia de atendimento dos beneficiários e define os prazos para a realização de consultas e procedimentos. Em outras palavras, é uma forma de garantir o uso do plano em casos de inexistência de rede.
Como solicitar atendimento eletivo
Para solicitação de eventos eletivos, ou seja, aqueles com hora marcada, que não são urgência ou emergência, utilize o Portal do Beneficiário, acessando 'Rede Credenciada' > 'Indisponibilidade / Inexistência de Rede Credenciada'. Se não for uma consulta, agilize o atendimento anexando o pedido médico/odontológico e, quando houver, os documentos complementares (relatórios, laudos e encaminhamentos).
Na garantia de atendimento, é o plano que indica um profissional ou estabelecimento de saúde habilitado para o serviço requerido e não necessariamente o mesmo sugerido pelo beneficiário.
Uma vez aberta a solicitação prévia, vamos identificar um profissional ou unidade de saúde e entraremos em contato, por meio de resposta ao protocolo registrado no Portal do Beneficiário ou telefone, informando a data do atendimento e demais orientações. É necessário aguardar que sejam tomadas as providências necessárias pelo plano, pois o atendimento eletivo pode ser caracterizado como livre escolha se realizado antes do nosso retorno.
Como solicitar atendimento de urgência e emergência
Nesses casos, não é necessário solicitar autorização prévia ao plano. A orientação é que seja realizado o pagamento dos serviços, incluindo aqueles com necessidade de participação de médico anestesista e, posteriormente ao atendimento, seja aberta uma solicitação através do Portal do Beneficiário (Rede credenciada > indisponibilidade/inexistência de rede > tipo de atendimento: reembolso garantia de atendimento), em até 24h após a consulta inicial, para que o reembolso seja analisado dentro dos critérios estabelecidos pela modalidade de garantia de atendimento (integralmente, nos casos classificados como grande risco).
Anexe o relatório médico que comprova o enquadramento de urgência ou emergência, além da conta hospitalar detalhada e da nota fiscal.
Se o paciente não receber alta médica em até 12h, um familiar ou responsável deverá ligar para nossa central (0800 728 3372) antes de completar 24 horas do atendimento inicial para receber orientações.
Atenção
A ausência de contato caracteriza o atendimento como livre escolha, caso em que o reembolso é realizado de acordo com as regras e limites dessa modalidade, conforme previsto no nosso regulamento.
Se a análise técnica não identificar o cumprimento dos requisitos de urgência/emergência ou ficar comprovado que havia credenciado no município de demanda ou limítrofes, o atendimento será classificado como livre escolha. São considerados emergências casos que impliquem em risco imediato de vida ou de lesões irreparáveis para o paciente, caracterizados em declaração do médico assistente. Já as urgências são resultantes de acidentes pessoais ou de complicações no processo gestacional.
Se houver hospital geral com atendimento de urgência/emergência no município de demanda/limítrofes, ele deve ser procurado, ainda que o beneficiário entenda que necessita de determinada especialidade. O próprio credenciado analisará se serão necessários outros recursos e adotará as providências necessárias. Caso o hospital indique a necessidade de transferência, entre em contato com nossa central de atendimento para orientações.
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