Portal do Beneficiário

27/12/2021 10:20

Saiba o que causa e o que fazer para acabar com o mau hálito

O mau hálito, também conhecido como halitose, é um odor desagradável que geralmente é sentido quando uma pessoa exala o ar. Não é uma doença, mas um sintoma de que algo não vai bem no organismo, e por isso é fundamental descobrir a causa para começar o tratamento. Há muitas causas, mas, na maioria dos casos, o mau hálito começa na boca.

Causas mais comuns do mau hálito crônico

lingua.png

Boca seca

A saliva ajuda a limpar a boca removendo as partículas de alimentos. Se não houver produção de saliva suficiente, as partículas de alimento que podem causar mau hálito ficam em sua boca. Recomenda-se beber dois litros de água por dia, para manter o corpo hidratado e, assim, ocorrer salivação adequada.

bacterias.png

Higiene oral deficiente

Quando você deixa de escovar seus dentes, de passar fio dental e de limpar sua língua (removendo a saburra lingual, aquela camada branca que se forma sobre a língua), você permite que restos de alimento permaneçam em sua boca. A decomposição bacteriana desses restos alimentares pode causar odor. Além disso, o aumento de bactéria aumenta o risco de doenças gengivais.

charuto.png

Bebida e cigarro

Fumar ou usar produtos de tabaco, como cigarros e charutos, deixa um odor forte e aumenta o risco de algumas doenças, inclusive o câncer de boca. O consumo abusivo de bebidas alcoólicas e cigarro prejudica a salivação na boca, o que também causa mau hálito.

figado.png

Condições médicas

Infecções respiratórias, inflamação nos seios nasais, nos pulmões ou na garganta podem levar ao mau hálito, especialmente quando houver secreção sendo liberada pelo nariz e pela boca. Também pode ser causado por cáseos, massas malcheirosas que podem se formar em cavidades nas amígdalas de algumas pessoas. Outras condições médicas que podem causar mau hálito são a diabetes, algumas doenças de fígado e doença renal. Já o estômago e os problemas gástricos, considerados pela maioria das pessoas como vilões do mau hálito, são causas menos frequentes.

relogio.png

Fome

O ideal é evitar passar muitas horas sem alimentação, pois o jejum prolongado favorece o aparecimento da halitose.

acordar.png

Mau hálito matinal

É uma resposta natural do corpo. Quando entramos em sono profundo, a produção de saliva cai. Assim, os resíduos provenientes da escamação da gengiva e de células mortas não são eliminados da boca.

Como prevenir o mau hálito

simbolo meio tom verde agua.png Escove os dentes e a língua com escova macia três vezes ao dia

simbolo meio tom verde agua.png Use fio dental, pelo menos, uma vez ao dia

simbolo meio tom verde agua.png Mantenha uma alimentação balanceada e rica em fibras

simbolo meio tom verde agua.png Beba, no mínimo, dois litros de água por dia

simbolo meio tom verde agua.png Evite excesso de café adoçado, álcool, fumo e alimentos gordurosos

simbolo meio tom verde agua.png Faça o acompanhamento com seu dentista de seis em seis meses

Como tratar o mau hálito

O diagnóstico feito pelo dentista é essencial para analisar as causas e os hábitos alimentares do paciente. Um creme dental e enxaguante bucal específico podem ser prescritos ou recomendados para evitar a produção de maus odores caso necessário.

Se seu dentista eliminou os problemas dentários que eram a causa potencial de mau hálito e determinou que sua boca está saudável, você deve consultar um médico. Mau hálito tem solução!

Ver todas as notícias
Whatsapp