30/03/2022 12:15
Saiba o que causa afta na boca e o que fazer para evitar essas feridas dolorosas
Tempo de leitura: 4,5 minutos
Nessa notícia você verá sobre:
1. O que é afta
2. Quais são as principais causas?
3. Como é feito o diagnóstico?
4. Como curar afta?
5. Como prevenir afta recorrente?
6. Rede credenciada e cobertura odontológica
Quase todo mundo já passou pela experiência de – do nada – surgir uma pequena ferida no interior da boca, que dói e causa desconforto para comer ou falar. A afta, também conhecida por estomatite aftosa, é um problema bucal muito comum que pode afetar pessoas de todas as idades, levando em torno de dez dias para sumir.
A lesão, que pode ser única ou na forma de múltiplas feridas brancas ou amarelas, com contorno vermelho brilhante, costuma aparecer mais na língua e na parte interna das bochechas.
Quais são as principais causas da afta?
As causas ainda não foram cientificamente comprovadas, mas estudos indicam alguns fatores que podem levar uma pessoa a ter essa lesão:
Traumas na boca causados por mordidas, acidentes ou em decorrência de alguma cirurgia bucal
Falta de alguns nutrientes, como a vitamina B12 e o ferro
Ingestão de alimentos ácidos
Fatores psicológicos (como ansiedade e estresse)
Doenças inflamatórias
Doenças que afetam o sistema imunológico
Problemas no sistema digestivo
Alterações hormonais
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito por um dentista, por meio de um exame clínico. Não é necessário nenhum exame de imagem, como radiografias, para diagnosticar a afta.
Existe algum remédio tiro e queda para afta?
Não existe um tratamento padrão para afta, já que ainda não há consenso sobre as causas dessa lesão. Como a afta causa dor e desconforto, algumas pessoas podem se sentir tentadas a buscar formas de curar rápido a lesão por conta própria.
No entanto, lembramos que é muito importante não se automedicar e que, antes de tomar ou usar qualquer produto ou medicamento, é preciso ter a prescrição de um médico ou dentista. E essa recomendação também vale para as aftas: solicite orientação ao seu dentista sobre como aliviar os sintomas das aftas.
Como prevenir a afta?
Ainda não existe uma forma efetiva de se prevenir a estomatite aftosa. Mas algumas mudanças de hábito podem ajudar a evitar a afta recorrente, como:
Fazer uma boa higiene bucal
Evitar o consumo de alimentos muito ácidos
Ter uma alimentação saudável e equilibrada
Ingerir alimentos que são fontes das vitaminas do complexo B e de ferro
Tratar eventuais problemas gastrointestinais
Fortalecer o sistema imunológico
Evitar situações estressantes
E, mais importante, procurar um dentista para investigar e tratar a causa desse problema
Credenciados e cobertura
Com afta ou sem afta, ressaltamos a extrema importância de ir ao dentista regularmente. Para isso, conte com nossa rede credenciada odontológica, um dos diferenciais do nosso plano. Encontre aqui o dentista mais perto de você. Se preferir, faça a busca no app Saúde Petrobras.
Já conhece nossas cartilhas odontológicas? Uma delas explica mais detalhadamente a cobertura odontológica, enquanto outras duas reúnem orientações para a saúde bucal de gestantes e bebês.