28/09/2022 19:30
Sabia que nosso plano cobre a placa de proteção para bruxismo?
Um dos diferenciais do nosso plano é a cobertura odontológica, que é para a gente sair por aí sorridente, com a saúde bucal também em dia. E essa cobertura pode vir bem a calhar nesses tempos em que as pessoas podem estar mais estressadas e ansiosas. Isso porque os transtornos emocionais são apenas alguns dos fatores que podem levar ao bruxismo.
O que é bruxismo
É a atividade muscular involuntária, excessiva e repetitiva da mandíbula, caracterizada por cerrar ou ranger. Segundo estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge cerca de 30% da população mundial. Homens, mulheres e crianças podem apresentar bruxismo, mas não é algo frequente em idosos.
Há duas classificações: bruxismo do sono, quando durante o repouso noturno e bruxismo em vigília, que ocorre durante o dia.
Sintomas do bruxismo
- Dor na região da mandíbula e da cabeça
- Redução do fluxo salivar
- Dificuldade de abrir a boca
- Dentes lascados ou quebrados
- Sonolência e cansaço, devido à má qualidade do sono
Como o bruxismo é diagnosticado
Na maioria das vezes o diagnóstico é clínico, mas exames podem ser solicitados. Durante o exame clínico poderão ser observados mobilidade e desgaste dentário, além de comprometimento da gengiva e do osso que circunda o dente.
Causas e prevenção do bruxismo
Até o momento as causas do bruxismo não foram totalmente esclarecidas, mas podem estar relacionadas ao estresse, dieta, qualidade do sono, genética, uso de determinados medicamentos, entre outros.
A melhor forma de prevenir é investir em técnicas de relaxamento, controlar o estresse, melhorar a qualidade do sono e tratar transtornos que possam colaborar com o problema como a ansiedade e depressão.
Tratamento do bruxismo
Como o bruxismo não tem cura até o momento e sua causa é multifatorial, a estratégia terapêutica é eliminar fatores desencadeadores ou de risco com mudanças de hábitos, exercícios fisioterápicos, técnicas de relaxamento e cuidados psicológicos.
Outra forma de se cuidar e proteger os dentes é usar uma placa oclusal estabilizadora (também conhecida como órtese miorrelaxante). A placa rígida, confeccionada em acrílico, é coberta pelo nosso plano, na quantidade de uma por ano. Além de reduzir a dor muscular e promover relaxamento, ela diminui o risco de desgaste dentário e de fratura dentária.