04/08/2022 11:30
Rede credenciada: vamos falar sobre o uso do plano em casos de inexistência de rede?
Quando aderimos a um plano de saúde esperamos ter atendimento médico-hospitalar e odontológico no momento necessário e, preferencialmente, em localidades próximas. E o objetivo da nossa operadora de saúde é justamente oferecer o serviço médico e odontológico na especialidade desejada pelo beneficiário o mais próximo de sua residência.
Para atender a essa necessidade, oferecemos uma rede credenciada direta e indireta composta por mais de 125 mil profissionais e unidades de saúde, mas devemos considerar que somos um plano de saúde com dimensões continentais administrado na modalidade de autogestão, ou seja, temos a missão de pensar no coletivo e manter a sustentabilidade do benefício.
Por esse motivo, nem sempre é possível oferecer um credenciado no município do beneficiário, seja por falta de data para o atendimento ou de credenciados na localidade. Mesmo nos casos de inexistência de rede, nossos beneficiários não ficam desassistidos e podem nos acionar para o pleito de garantia do atendimento.
Entenda o que é garantia de atendimento
Não está familiarizado com essa expressão e gostaria de entender melhor o assunto? Vamos explicar: trata-se do termo utilizado no mercado de saúde suplementar para se referir à resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que dispõe sobre a garantia de atendimento dos beneficiários e define os prazos para a realização de consultas e procedimentos. Em outras palavras, é uma forma de garantir o uso do plano em casos de inexistência de rede.
Para que o pedido seja caracterizado como garantia de atendimento, é necessário entrar em contato com o plano antes de realizar o serviço de saúde ou em até 24 horas após o atendimento, nos casos de urgências e emergências. Nessa modalidade, é o plano que indica o profissional ou estabelecimento de saúde para procedimentos, observadas as regras e áreas de cobertura.
Confira o documento de perguntas e respostas e saiba como solicitar a garantia de atendimento.