Portal do Beneficiário

04/08/2022 08:30

Rede credenciada: vamos falar sobre o uso do plano em casos de inexistência de rede?

Quando aderimos a um plano de saúde esperamos ter atendimento médico-hospitalar e odontológico no momento necessário e, preferencialmente, em localidades próximas. E o objetivo da nossa operadora de saúde é justamente oferecer o serviço médico e odontológico na especialidade desejada pelo beneficiário o mais próximo de sua residência.

Para atender a essa necessidade, oferecemos uma rede credenciada direta e indireta composta por mais de 125 mil profissionais e unidades de saúde, mas devemos considerar que somos um plano de saúde com dimensões continentais administrado na modalidade de autogestão, ou seja, temos a missão de pensar no coletivo e manter a sustentabilidade do benefício.

Por esse motivo, nem sempre é possível oferecer um credenciado no município do beneficiário, seja por falta de data para o atendimento ou de credenciados na localidade. Mesmo nos casos de inexistência de rede, nossos beneficiários não ficam desassistidos e podem nos acionar para o pleito de garantia do atendimento.

Entenda o que é garantia de atendimento

Não está familiarizado com essa expressão e gostaria de entender melhor o assunto? Vamos explicar: trata-se do termo utilizado no mercado de saúde suplementar para se referir à resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que dispõe sobre a garantia de atendimento dos beneficiários e define os prazos para a realização de consultas e procedimentos. Em outras palavras, é uma forma de garantir o uso do plano em casos de inexistência de rede.

Para que o pedido seja caracterizado como garantia de atendimento, é necessário entrar em contato com o plano antes de realizar o serviço de saúde ou em até 24 horas após o atendimento, nos casos de urgências e emergências. Nessa modalidade, é o plano que indica o profissional ou estabelecimento de saúde para procedimentos, observadas as regras e áreas de cobertura.

Saiba como solicitar

Para procedimento eletivo (não é urgência ou emergência): use o Fale Conosco, selecionando o Motivo: Informação > Categoria: Busca de Rede > Subcategoria: Indisponibilidade de credenciado na localidade. Se não for uma consulta, é necessário que seja anexado o pedido médico/odontológico e eventuais documentações adicionais.

Atenção: o pedido médico está dispensado apenas nos casos de consultas de qualquer especialidade médica, ou seja, para os demais serviços é obrigatório o envio do pedido médico.

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Para emergência ou urgência: não é necessário solicitar autorização prévia ao plano, mas deve ser aberta uma solicitação de reembolso integral no Fale Conosco em até 24h após atendimento inicial para caracterizar como garantia de atendimento. Siga o passo a passo acima e anexe o relatório médico que comprove a caracterização de urgência ou emergência, além da conta hospitalar detalhada e da nota fiscal. Em caso de remoção em ambulância, anexe também a ficha de remoção e pedido médico. Reforçamos que esses documentos são obrigatórios para que seja comprovada a caracterização de urgência/emergência do atendimento.

Se o paciente não receber alta médica em até 12h, um familiar ou responsável deverá ligar para nossa central (0800 728 3372) antes de completar 24 horas do atendimento inicial para receber orientações.

Clique aqui para saber mais detalhes sobre a garantia de atendimento e conhecer os prazos estabelecidos pela ANS para garantirmos o acesso a todas as coberturas.

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