Portal do Beneficiário Área do Credenciado

25/06/2024 09:00

Precisa fazer um procedimento com anestesia? Leia antes como funciona a cobertura

Quando o assunto é procedimento com participação de um médico anestesiologista, há duas formas de garantir a cobertura: ou recorrendo a um profissional credenciado ou por meio da modalidade livre escolha, solicitando reembolso. Antes de explicarmos a diferença entre as duas opções, um alerta: a cobertura é garantida apenas para procedimentos listados no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que requeiram participação indispensável do anestesiologista.

É a Associação Médica Brasileira (AMB) que define se a participação do anestesiologista é indispensável ou não para cada procedimento, na Tabela de Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM).

Caso o procedimento não tenha o indicativo da AMB, é possível apresentar a solicitação médica e a indicação clínica para a anestesia, para análise do plano.

Como buscar por anestesiologistas credenciados na sua região

Utilize nossa ferramenta de Busca Rede Credenciada. Depois de informar seu estado e cidade, pesquise por ‘ANESTESIOLOGIA’.

Não encontrou anestesiologistas credenciados?

Uma opção é nos acionar solicitando Garantia de Atendimento, pelo Portal do Beneficiário (Rede Credenciada > Indisponibilidade / Inexistência de Rede Credenciada), anexando o pedido médico/odontológico e os documentos complementares (relatórios, laudos e encaminhamentos). Informe também o nome e contato do anestesista indicado pelo seu médico assistente, se tiver esses dados. Caso não tenha indicação, buscaremos por profissionais aptos para garantir a prestação do serviço. Nessa modalidade, entramos em contato com o profissional para alinhar o pagamento diretamente pelo plano de saúde, sem necessidade de desembolso pelo beneficiário.

Não quer aguardar esse prazo ou prefere fazer o procedimento com um profissional da sua confiança? Utilize a modalidade livre escolha, pagando pelo serviço diretamente para o anestesiologista e depois solicite reembolso ao plano, pelo Portal do Beneficiário ou pelo app Saúde Petrobras. No primeiro semestre de 2024, levamos, em média, 9 dias corridos para processar o reembolso, da abertura do pedido até o depósito em conta corrente.

Atenção: o reembolso é calculado com base na tabela de referência, disponível para consulta no Portal do Beneficiário, independentemente do quanto foi pago ao profissional. Procedimentos de grande risco têm reembolso de 100%, limitado aos valores de referência. No pequeno risco, é considerada, no cálculo do reembolso, a coparticipação, de acordo com a faixa salarial do titular.

Recomendamos, antes da realização do procedimento, solicitar uma prévia do reembolso para procedimentos de grande risco, pelo Portal do Beneficiário (Solicitações > Nova solicitação > Reembolso > Prévia de reembolso > Prévia de Reembolso Grande Risco). Assim, você saberá de antemão os valores que serão cobertos, evitando dúvidas sobre o reembolso.

Quer saber mais sobre o que cobrimos ou não cobrimos? Consulte nossa cartilha de coberturas.

Ver todas as notícias
Whatsapp
Quer receber as últimas notícias da Saúde Petrobras?

Inscreva-se para receber notificações!