28/04/2022 18:49
Pesquisa de satisfação ano-base 2021: seguimos em busca do cuidado perfeito
Tempo de leitura: 5 minutos
Nessa notícia você verá sobre:
1. Qual foi o período e objetivo da pesquisa
2. Como os beneficiários avaliaram o acesso ao atendimento de saúde
3. Qual foi a avaliação geral do plano
4. Quais foram as oportunidades de melhoria identificadas
5. Acesse diretamente o relatório da Pesquisa de Satisfação com Beneficiários 2022 (ano-base 2021)
Em continuidade ao movimento de cada vez escutar mais nossos beneficiários, apresentamos os resultados da pesquisa que revela o nível de satisfação com nosso plano de saúde e nossos serviços. Entre fevereiro e março de 2022, conversamos com beneficiários de diferentes estados, gêneros e idades, entre outras características, em uma pesquisa por amostragem aleatória.
Pela primeira vez, realizamos a pesquisa conforme preconiza a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), adicionando informações alinhadas às melhores práticas de mercado. Essa pesquisa contou com um nível de confiança da metodologia de 90% e parecer de um auditor externo independente, que atesta a integridade dos resultados. Tudo para que, com total isenção, pudéssemos conhecer melhor as necessidades dos nossos beneficiários e identificar oportunidades de melhorias nos nossos processos.
Prestar a melhor assistência em saúde suplementar é o que nos move, e o retorno de quem usa o plano é fundamental nessa jornada.
Cuidado garantido
O principal motivo de se ter um plano de saúde é a garantia de ser atendido quando necessário, seja em consultas, exames ou em caso de urgências e emergências. Por isso, perguntamos aos nossos beneficiários com qual frequência conseguiram ser atendidos nos últimos 12 meses.
Em relação aos casos mais críticos que requeriam atenção imediata - urgências ou emergências - mais de 95% das pessoas que passaram por essa necessidade relataram uma experiência positiva, obtendo êxito sempre ou na maioria das vezes.
Já quando buscaram cuidados de saúde – consultas, exames, tratamentos etc. – mais de 85% das pessoas conseguiram ser atendidas sempre ou na maioria das vezes.
Avaliação geral
Duas questões da pesquisa dizem respeito à forma como o beneficiário enxerga o benefício: como avalia o plano e se o recomendaria para amigos os familiares. Mais de 78% dos respondentes consideram o plano bom ou muito bom, com uma taxa de recomendação de cerca de 68%.
Oportunidades de melhoria
Com a pesquisa, identificamos algumas questões que precisamos melhorar – e já começamos a desenvolver ações nesse sentido. Cerca de 84% dos respondentes disseram não receber comunicação do plano com foco em cuidados preventivos, então estamos intensificando o foco dos nossos conteúdos informativos para contemplar cada vez mais esse olhar de prevenção. Nossos beneficiários também podem contar com o Programa Cuidar para conquistarem mais qualidade de vida e bem-estar, cuidando da saúde de forma preventiva.
Outros pontos de atenção dizem respeito à nossa rede de atendimento e aos nossos canais de atendimento. Além de ações para garantir o acesso a profissionais e unidades de saúde em todas as regiões desse país com proporções continentais, como a rede indireta Unimed, em breve lançaremos um novo sistema de busca rede credenciada, para facilitar a consulta. Na linha dos canais de atendimento, já estamos trabalhando em um novo Portal do Beneficiário, com melhor navegabilidade e mais intuitivo, para facilitar o autosserviço, e vem aí um novo contact center, mais resolutivo.
Acompanhe nossos canais de comunicação e fique por dentro de todas as melhorias que estamos trazendo para nosso plano.
Quer saber mais detalhes e conferir todos os resultados? Acesse aqui o relatório e o parecer do auditor independente da Pesquisa de Satisfação com Beneficiários 2022 (ano-base 2021).