Portal do Beneficiário

15/07/2022 10:53

Liberamos automaticamente 89% dos exames laboratoriais; confira as exceções

Já estamos acostumados com a dinâmica: quando chegamos em uma clínica ou laboratório credenciado a primeira coisa que nos pedem é a carteirinha do plano, além de um documento de identidade. Deixamos com o profissional da recepção e nos sentamos para aguardar nossa vez. Enquanto nos distraímos mexendo no celular ou folheando uma revista (muitas vezes de fofoca e antiga), toda uma operação acontece nos bastidores. Nesse tempo, o credenciado verifica se temos direito ao plano e se os exames ou procedimentos médicos são autorizados.

Pode parecer burocracia, mas é uma das formas de garantir o uso consciente do plano, para que possamos continuar proporcionando os melhores serviços de saúde. Sem contar que, na grande maioria das vezes, a verificação com o plano acontece em um piscar de olhos: dos 1.356 exames laboratoriais que cobrimos, 1.200 têm liberação automática. O credenciado clicou, liberou. Vapt-vupt.

meme_autorizacaoprevia.png

Exames laboratoriais com autorização prévia

A relação de exames liberados automaticamente é tão extensa que é mais simples listar os exames laboratoriais que precisam de autorização prévia do plano. Essa lista fica permanentemente disponível e atualizada na página Exames e Procedimentos, acessada pelo menu de Serviços aqui no nosso site.

Confira aqui a lista atualizada em 15/07/2022.

Nesses casos, recomendamos que o agendamento dos exames seja feito com antecedência, para que o laboratório tenha tempo hábil para solicitar a autorização do plano e confirmar a realização antes da data e hora de coleta.

O prazo máximo para autorização é de três dias úteis, de acordo com o estabelecido por Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). No entanto, independentemente do limite oficial, sempre buscamos analisar as solicitações de autorização no menor tempo possível, pensando na satisfação dos nossos beneficiários.

Confira mais informações sobre o assunto, incluindo a lista completa de procedimentos – laboratoriais ou não - que precisam de autorização prévia.

Quer acompanhar o status de autorização de algum exame ou procedimento? Use o app Saúde Petrobras.

Ver todas as notícias
Whatsapp