19/08/2025 09:00
Entenda como funciona a atuação dos conselheiros, inclusive frequência de reuniões
As inscrições para concorrer à Eleição dos Conselhos 2025 estão em andamento, e algumas pessoas podem ter dúvidas sobre em que consiste o trabalho de um conselheiro, até mesmo para tomar a decisão de se candidatar. Qual a carga de trabalho que essa função demanda? Quantas reuniões são realizadas por mês? Respondemos essas dúvidas neste artigo.
O que faz cada conselho
Antes de tudo, é bom relembrar o que faz cada conselho:
Conselho Deliberativo é o órgão máximo de orientação estratégica, responsável por acompanhar as realizações e as iniciativas do plano de saúde. Na Eleição dos Conselhos, são eleitas duas chapas com representantes do público beneficiário - cada uma com titular e suplente.
Conselho Fiscal é órgão de fiscalização da gestão administrativa e econômico-financeira. Na Eleição dos Conselhos, é eleita apenas uma chapa, com titular e suplente.
Quantidade de reuniões por mês
Está no nosso estatuto social (artigo 31º): o Conselho Deliberativo se reúne pelo menos uma vez por mês, sendo possível convocar reuniões extraordinárias se necessário.
Já no caso do Conselho Fiscal, está prevista uma reunião a cada trimestre, também com a possibilidade de convocação de reuniões extraordinárias. Essa periodicidade está detalhada no estatuto social (artigo 48º). Em média, tem sido realizadas 10 reuniões por ano.
Ainda dá tempo de inscrever sua chapa para concorrer à Eleição dos Conselhos 2025 e representar os interesses do público beneficiário. O prazo para as inscrições vai até o dia 29/8.
Confira a documentação necessária e inscreva-se agora mesmo.