Portal do Beneficiário

24/03/2021 10:00

Embarque em um mundo novo na Semana Internacional da Síndrome de Down

A inclusão é pauta recorrente nos dias atuais, e datas como o Dia Internacional da Síndrome de Down (21/03) nos ajudam a refletir sobre o que ainda precisamos fazer para alcançar esse objetivo. A cada ano um tema é escolhido para estimular essa reflexão – em 2021, o portal do Movimento Down resolveu destacar o tema conectar.

Aqui na Saúde Petrobras compreendemos a importância da inclusão e da assistência ao longo de todo o ano. É por isso que temos inciativas como o Programa de Assistência Especial (PAE). E para falar sobre esse programa, nada melhor do que mostrar como ele funciona na prática, com a história da Manuela, 5 anos, que tem síndrome de Down e está inscrita no PAE.

Danilo Rennó, pai de Manuela, conta que ter uma criança com síndrome de Down ensina muito a viver. “Ela nos ensina a ter paciência, objetivos, e a compreender um mundo de um ângulo diferente, que não é o nosso, mas o dela”, explica.

O petroleiro diz que hoje o foco da sua vida está em proporcionar o desenvolvimento cognitivo, corporal e social da pequena. Manuela, que completará seis anos em 15 de abril, entrou no programa com poucos meses de vida, e a assistência oferecida pelo PAE tem sido muito importante em sua evolução para sua evolução em todos os sentidos. “Cada conquista é motivo que nos proporciona muita alegria. A Manuela tinha dificuldades para aprender a andar. Mas assim que ela conseguiu dar os primeiros passos, nós fizemos uma festa aqui em casa, até bolo teve”, relembra. Atualmente, ela usufrui de sessões de terapia ocupacional, psicologia comportamental e fonoaudiologia.

Danilo também comenta que ele e a esposa se sentem seguros por perceberem a dedicação das pessoas que atuam com o PAE, que entendem o mundo das crianças com deficiência. “Sentimos que não estamos por conta própria. Podemos entrar em contato sobre qualquer questão que envolva a Manuela, que eles nos darão uma solução”, disse. Coincidência ou não, esse sentimento de conexão tem tudo a ver com o tema escolhido para o Dia Internacional da Síndrome de Down neste ano.

Ver todas as notícias
Whatsapp