26/10/2020 19:23
Dia Nacional da Saúde Bucal: cuide-se!
Desde 2002, comemora-se em 25 de outubro o Dia Nacional da Saúde Bucal. A importância do tema é tão significativa, que há também o Dia Mundial da Saúde Bucal, este celebrado em 20 de março. “Mais do que nunca, hoje em dia conhecemos a importância do tema. Cada vez mais estudos mostram a relação da saúde bucal com outras doenças do corpo. Se a boca está doente, o corpo inteiro adoece”, alerta a dentista Paula Fernandes Cachapuz Foernges.
Podemos ilustrar essa realidade com as complicações associadas à periodontite, processo infeccioso causado pelo acúmulo de placa bacteriana entre a gengiva e os dentes. O paciente que não trata a periodontite não consegue, por exemplo, controlar o diabetes e vice-versa – é uma via de mão dupla. “A boca é porta de entrada de bactérias, e caso seus níveis de inflamação estejam altos, todo o corpo fica inflamado e mais suscetível a outras doenças”, acrescenta Paula. Atualmente, estuda-se também a interface da saúde bucal com patologias cardiovasculares, com o nascimento de bebês prematuros, entre outras ocorrências.
Dicas para uma boa saúde bucal
Para alcançar uma boa saúde bucal, é preciso adotar cuidados no dia a dia. Confira algumas das orientações mais importantes destacadas pela especialista:
- Escove os dentes após cada refeição e, principalmente antes de dormir
- Troque a escova mensalmente, ou a cada dois meses
- Use uma escova macia, com a cabeça pequena, para alcançar os últimos dentes
- Use fio dental
- O uso do palito não substitui outros métodos para a higiene bucal
- Não escove os dentes com força, para não machucar a gengiva
- Não fume
- Não se esqueça de escovar a língua
- Alimente-se bem e evite alimentos açucarados
AMS: Cobertura odontológica sob medida para você
Ciente da relevância da saúde bucal para o bem-estar de cada beneficiário, a AMS oferece uma ampla cobertura odontológica. “Temos cobertura desde a prevenção até a reabilitação, que às vezes é necessária”, pontua Paula, que, além de ser dentista, atua na área de Regulação e Normas do plano. A utilização e a periodicidade dos tratamentos deve estar de acordo com as necessidades de cada paciente.
A cobertura da AMS para procedimentos de odontologia segue o Rol de Eventos e Procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), além de oferecer alguns procedimentos nas especialidades de ortodontia, implantodontia e prótese dentária. A AMS prevê também cobertura para exames mais aprimorados, como tomografia e ressonância, que auxiliam no diagnóstico e tratamento de outras patologias orofaciais, entre outros serviços. “Tudo isso possibilita tratamentos de ponta mais acessíveis a todos os beneficiários”, conclui Paula.