17/07/2024 08:30
Cobertura assistencial: saiba mais detalhes sobre a placa de bruxismo oferecida pelo plano
Como o nosso nome já sugere, somos um plano de saúde, e não de doença. Ou seja, muito mais do que tratar uma doença, o nosso objetivo é promover a saúde e o bem-estar do nosso público beneficiário, o que inclui o incentivo às ações preventivas.
Em relação à cobertura odontológica, disponibilizamos diversos procedimentos necessários para prevenir doenças na cavidade bucal, inclusive alguns que não estão previstos no rol obrigatório da ANS e são oferecidos por liberalidade (sem obrigação regulatória).
Um deles é a cobertura para uso da placa oclusal estabilizadora (órtese miorrelaxante), considerada uma das formas mais eficientes para reduzir a dor muscular e o risco de desgaste e de fratura dentária causados pelo bruxismo.
Entenda como funciona a cobertura
Como a cobertura odontológica da placa oclusal estabilizadora não está prevista no rol da ANS, seguimos regras operacionais e técnicas exclusivas do plano, que são:
• Cobertura de Órtese miorrelaxante (placa oclusal estabilizadora): placa interoclusal rígida, confeccionada em acrílico, utilizada em casos de hábitos parafuncionais e disfunção temporomandibular (DTM);
• Possibilidade de confecção de uma placa por ano.
Saiba mais sobre o bruxismo
O bruxismo consiste em uma condição geralmente involuntária em que a pessoa aperta ou range os dentes de forma constante e excessiva. Ele pode ser classificado em dois tipos: bruxismo do sono, quando ocorre durante o repouso noturno, e bruxismo em vigília, que ocorre durante o dia. Os principais sintomas são: dor nas articulações da mandíbula, dor de cabeça e muscular ao acordar, dificuldade de abrir a boca, dentes lascados ou quebrados.
Na maioria das vezes o diagnóstico é clínico, a partir da observação da mobilidade e do desgaste dentário, além de comprometimento da gengiva e do osso que circunda o dente. Porém, a critério do profissional, também podem ser solicitados exames complementares.
Embora as causas do bruxismo não sejam totalmente esclarecidas, estudos sugerem que a condição esteja relacionada ao estresse, dieta, qualidade do sono, genética, uso de determinados medicamentos, entre outras.
Por isso, a prevenção e o tratamento também envolvem estratégias terapêuticas para eliminar os fatores de risco, como mudanças de hábitos, exercícios fisioterápicos, técnicas de relaxamento e cuidados psicológicos.
Precisa de ajuda? Encontre um profissional na nossa rede credenciada
Em caso de dúvidas sobre o bruxismo ou suspeitas de um diagnóstico, procure ajuda de um profissional da nossa rede credenciada odontológica. As especialidades autorizadas a realizar esse tipo de tratamento são: Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, Clínica Odontológica, Odontopediatria, Ortodontia, Periodontia, Prótese Dentária, Clínico com Autorização Especial, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais e Ortopedia Funcional dos Maxilares.
Veja como pesquisar em nossa ferramenta de Busca Rede:
A busca em nossa ferramenta é prática e rápida, mas facilitamos ainda mais para você: consulte aqui a lista de rede referenciada para placa do bruxismo nas principais cidades. Para consultar os profissionais das demais localidades, siga o passo a passo acima.
Veja como também é fácil encontrar um credenciado pelo nosso aplicativo
Confira também:
Para mais informações sobre a nossa cobertura, consulte a cartilha de orientações odontológicas.
4 dicas para manter o equilíbrio e a sustentabilidade do seu plano odontológico
Ver todas as notícias