Portal do Beneficiário Área do Credenciado

19/04/2024 08:10

Cobertura assistencial: entenda como funcionam os tratamentos de ortodontia pelo nosso plano

A ortodontia é a especialidade da odontologia que trata da prevenção e correção do mal posicionamento dos dentes e dos ossos da face, por meio do uso de aparelhos ortodônticos e ortopédicos.

Nossa cobertura para esse tipo de tratamento vai além da prevista no rol de procedimentos e eventos em saúde da ANS, que é a lista de consultas, exames, cirurgias e tratamentos que os planos de saúde são obrigados a oferecer.

Ou seja, esse é mais um exemplo de procedimento que oferecemos por liberalidade (sem obrigação regulatória), com o objetivo de proporcionar ainda mais saúde, bem-estar e qualidade de vida aos nossos beneficiários.

Estão previstos três tipos de tratamentos ortodônticos/ortopédicos, com critérios de utilização específicos e classificados como tipo I, tipo II, e parcial. A cobertura inclui todos os aparelhos que serão utilizados durante o tratamento, além da contenção ortodôntica, sendo limitado a um tipo de tratamento por vida (uma única vez em toda a vida do beneficiário).

Conheça os tipos de tratamento

Tratamento tipo I: correção das mal oclusões desenvolvidas na dentição decídua (de leite) ou mista (dentes de leite e permanentes), respeitando os limites de idade que constam na tabela odontológica (início em beneficiários de 5 a 9 anos).

Tratamento tipo II: correção das mal oclusões, independentemente da fase de desenvolvimento físico e da dentição em que se encontre o paciente, respeitando os limites de idade que constam na tabela odontológica (início em beneficiários a partir de 9 anos).

Tratamento parcial: procedimento odontológico que deve ser utilizado quando os tratamentos tipo I ou tipo II não forem aplicáveis, tendo como objetivo realizar pequenos movimentos ortodônticos com finalidade protética ou periodontal, respeitando os limites de idade, com início a partir de 8 anos.

Etapas do tratamento

O tratamento ortodôntico é dividido em parcelas, que correspondem às etapas do tratamento e manutenções, realizadas mensalmente, de acordo com o tipo do tratamento:

tabela-cobertura-ortodontia.webp

Fique atento

Como nossa cobertura ortodôntica oferece procedimentos extra rol, seguimos regras operacionais e técnicas exclusivas do plano, que podem ser esclarecidas na nossa cartilha de orientações sobre cobertura odontológica.

Fique atento a algumas delas:

Conheça mais detalhes aqui

Ver todas as notícias
Whatsapp

Inscreva-se para receber notificações!

Quer receber as últimas notícias da Saúde Petrobras?