Portal do Beneficiário Área do Credenciado

26/04/2024 08:00

Benefício Farmácia: entenda como será calculada a quantidade de embalagens liberadas por receita

Sabia que, quando alguém precisa tomar um medicamento não-controlado de forma contínua, a receita médica tem validade de 180 dias, desde que a continuidade seja sinalizada no documento? Já explicamos o porquê dessa validade, e agora vamos detalhar como funcionará a liberação de unidades do medicamento por receita a partir do dia 26/05/2024.

A regra que entrará em vigor nessa data: será dispensada a quantidade máxima de embalagens de acordo com a posologia correspondente à validade da receita de uso contínuo, que pode ser de 30 dias (uso controlado) ou 180 dias (não-controlado). Será aceita apenas uma receita relativa ao mesmo medicamento para o período de validade, com exceção apenas caso a posologia (dose, quantidade etc.) seja ajustada pelo médico.

Se você necessita de uma caixa por mês de um medicamento não-controlado, o limite total liberado nos seis meses contemplados pela receita será de seis caixas, independentemente da modalidade de uso do Benefício Farmácia (aquisição nas farmácias credenciadas, delivery ou reembolso) ou se preferiu adquirir todas as seis caixas de uma vez ou de forma fracionada.

ilustracao1_bfembalagens.jpg

ilustracao2_bfembalagens.jpg

ilustracao3_bfembalagens.jpg

Esse controle visa às melhores práticas em saúde. Ao garantir que seja adquirida apenas a quantidade prescrita pelo médico para o tratamento, prezamos pela segurança dos nossos beneficiários e beneficiárias. Além disso, promovemos o uso consciente do Benefício Farmácia, contribuindo para a sustentabilidade do nosso plano de saúde.

Atenção à validade do medicamento

Adquirir todas as embalagens necessárias para o tratamento indicado na receita de uma só vez pode ser prático, mas alertamos sobre uma questão crucial: a validade do medicamento.

Utilizar medicamentos vencidos é um risco para a saúde. Alguns podem perder a eficácia, impactando no sucesso do tratamento, enquanto outros podem ter a composição alterada, gerando efeitos colaterais indesejados ou reações alérgicas.

Toda a cadeia de suprimentos de medicamentos está alerta a essa questão – distribuidores, fornecedores, lojas, rede credenciada – mas ressaltamos a importância de fazer uma checagem final para a sua segurança. Por isso, antes de consumir qualquer medicamento, confira se está dentro da validade.

Ver todas as notícias
Whatsapp

Inscreva-se para receber notificações!

Quer receber as últimas notícias da Saúde Petrobras?