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15/01/2021 22:50

Beneficiário do Amazonas: saiba o que fazer em caso de sintomas de Covid-19

Todo o Brasil está acompanhando nos últimos dias o cenário crítico causado por uma nova onda da pandemia de Covid-19 no Estado do Amazonas. Com o grande aumento de novos casos na primeira quinzena de janeiro, tanto a rede pública quanto a rede privada de saúde estão sobrecarregadas, com alta taxa de ocupação de leitos e até mesmo escassez de oxigênio.

Dados divulgados nesta quarta-feira (14/01) pela secretaria estadual de saúde mostram que mais de 90% dos leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados em todo o Amazonas. Em Manaus, a situação é ainda pior: a taxa de ocupação de leitos clínicos ultrapassa 103%, e pessoas com sintomas graves que chegam às emergências se deparam com uma taxa de ocupação de mais de 130% na chamada sala vermelha – local onde pacientes que necessitam de cuidados e vigilância intensivos, como aparelhos de ventilação pulmonar, são atendidos antes da transferência para a UTI.

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Frente a um cenário como esse, o que nosso beneficiário deve fazer para cuidar da sua saúde? Recomendamos a todos que permaneçam em suas casas, praticando o distanciamento social e evitando saídas não essenciais. Caso necessitem sair, sempre utilizem máscaras faciais cobrindo nariz e boca e higienizem frequentemente as mãos, lavando com água e sabão ou usando álcool gel 70%.

Se, mesmo com todos os cuidados, sentir qualquer sintoma relacionado ao coronavírus – tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, entre outros – contate o mais breve possível o serviço de telemedicina 24h do Hospital Israelita Albert Einstein, sem precisar sair de casa. As consultas on-line com clínico geral ou pediatra também podem ser utilizadas para sanar dúvidas médicas sobre sintomas não relacionados à Covid-19 – evitando, assim, a exposição de uma ida a um hospital ou unidade de saúde.

Como utilizar o Einstein Conecta

1. Acesse o site ou baixe o aplicativo, disponível para aparelhos com iOS (Apple) e Android. Para quem possui iOS (Apple), também é necessário baixar o aplicativo InTouch Patient para conseguir fazer a chamada por vídeo.

2. No primeiro acesso, faça um cadastro no Einstein Conecta: informe dados pessoais (nome, sobrenome, data de nascimento, gênero, nacionalidade, telefone e e-mail) e crie uma senha. Não é necessário inserir o número da carteirinha.

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3 - Uma vez cadastrado, faça login e clique em 'inicar atendimento', Em seguida, escolha o perfil do usuário - o próprio beneficiário ou um dependente - e clique no botão 'check-in', Em instantes o atendimento será iniciado.

Se tiver dúvidas, consulte o manual do Einstein Conecta.

Confira também as principais perguntas e respostas sobre Covid-19.

Frente de monitoramento

Estamos dedicando esforços e monitorando de perto a situação no Estado do Amazonas, para garantir a melhor atenção à saúde dos beneficiários. Nossa equipe está acompanhando todos os casos de internação hospitalar na região, além de reforçar as orientações nos canais de atendimento e serviços para os casos de sintomas.

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