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29/07/2025 09:20

#50e5: do atendimento nas unidades da Petrobras a uma rede que hoje ultrapassa 117 mil credenciados

Quando pensamos em saúde, pensamos na segurança de contar com atendimento médico-hospitalar nos momentos de necessidade. E esse sempre foi o compromisso da Petrobras, que, antes mesmo do mercado privado de assistência de saúde se tornar uma prática, buscou maneiras de garantir esse cuidado para seus empregados e empregadas.

Passado que inspira: rede de cuidado que nasceu dentro de casa

Antes da criação do plano AMS, que está complementando 50 anos, atendimentos ambulatoriais e cirurgias eram realizados pelos próprios médicos da Petrobras, em espaços adaptados dentro das unidades da companhia.

Em 1961, a rede de cuidado começou a se expandir. A Petrobras firmou um convênio com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), permitindo o custeio parcial de despesas médico-hospitalares. Foi também nessa época que começaram a ser fornecidas guias de encaminhamento para atendimento médico e odontológico.

Poucos anos depois, em 1968, surgiram novas formas de acesso. O público beneficiário passou a contar com reembolsos, empréstimos de saúde e cartas de intenção para facilitar o cuidado.

Com a criação da AMS, em 1975, foi possível estabelecer uma rede de atendimento direta para acompanhar o crescimento da companhia e a distribuição geográfica das pessoas beneficiárias. Novas clínicas, hospitais, laboratórios e profissionais de saúde foram integrados ao cuidado, proporcionando ainda mais segurança e qualidade no atendimento médico-hospitalar.

Futuro que nos move: rede de cuidado ampliada, qualificada e conectada

Desde 2020, quando assumimos a gestão do plano, esse cuidado ganhou ainda mais força. Com foco em ampliar o acesso ao atendimento e na qualificação dos profissionais e unidades de saúde, implementamos diversas melhorias para garantir que as pessoas beneficiárias encontrem, com facilidade, onde e com quem se cuidar.

Alguns dos destaques são:

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CUIDADO REMOTO EM QUALQUER LOCAL E HORÁRIO

Para manter este compromisso durante a fase de isolamento social imposta pela pandemia do coronavírus (Covid-19), nos tornamos, em março de 2020, o primeiro plano de saúde de autogestão do Brasil a credenciar serviços de telemedicina. Desde então, nos casos que não são de urgência, você tem a opção de utilizar a teleorientação médica, sem precisar ficar aguardando nas salas de espera das emergências hospitalares.

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REDE DIRETA CADA VEZ MAIS FORTE

Temos trabalhado continuamente para fortalecer e ampliar a nossa rede credenciada direta, com novos credenciamentos e aprimoramento dos critérios para substituição hospitalar, com base nas necessidades específicas de cada região do país. Tudo isso para garantir que todas as pessoas beneficiárias tenham acesso à assistência adequada nos momentos de necessidade. Hoje, nossa rede direta já conta com mais de 17 mil unidades e profissionais de saúde disponíveis em todo o Brasil.

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ATENDIMENTO COMPLEMENTAR COM A UNIMED

Em 2021, iniciamos a implementação da rede credenciada indireta. Por meio de uma parceria com a Unimed São José do Rio Preto, proporcionamos o complemento da nossa rede credenciada direta para as pessoas beneficiárias que residem nos interiores dos estados brasileiros e em 12 capitais. A iniciativa também garante atendimento emergencial durante viagens para essas localidades.

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FACILIDADE PARA COLETA DOMICILIAR

Firmamos parceria com diversos laboratórios e clínicas credenciados para que o público beneficiário realize exames laboratoriais no conforto de casa.

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INFORMAÇÕES INTEGRADAS NA FERRAMENTA DE BUSCA REDE

Em 2022, lançamos uma nova ferramenta de Busca Rede Credenciada que funciona de maneira integrada, disponibilizando as mesmas informações nas pesquisas pelo navegador e pelo aplicativo Saúde Petrobras.

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ATENDIMENTO GARANTIDO

Automatizamos o processo de tratamento dos casos de indisponibilidade de rede, possibilitando a interface direta com o beneficiário e análise em tempo real, o que otimizou o tempo de resposta e gerou mais dados para análise e redimensionamento da nossa rede credenciada.

E as melhorias não param por aí! Estamos em constante evolução para oferecer um plano de saúde com a excelência que nosso público beneficiário merece.

50 anos de história, 5 anos de uma nova jornada. E um único legado para o nosso público beneficiário: saúde e prevenção.

Acompanhe outros conteúdos da série no hotsite #50e5

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