Portal do Beneficiário

25/11/2021 16:14

4 passos essenciais no dia de doar sangue

Para salvar a vida de alguém, às vezes não é necessário se esforçar tanto, nem possuir habilidades especiais. Basta atender alguns simples critérios que já se torna possível ajudar o próximo durante um repouso de apenas 30 minutos. Esse é o papel dos doadores de sangue. E como forma de incentivar esse importante gesto, listamos abaixo os passos essenciais que esses heróis devem seguir para que suas missões sejam um sucesso.

1º PASSO: BUSCAR INFORMAÇÕES

DoarSangue_miolo01.png

Antes de tudo, é preciso começar com as perguntas básicas, que respondemos na nossa última matéria sobre o tema: “quais são os critérios exigidos para ser um doador?” e “é seguro fazer isso durante a pandemia?”.

2º PASSO: SE PREPARAR

DoarSangue_miolo02.png

Além de estar com a saúde em dia, o doador precisa tomar um cuidado especial nas horas que antecedem a ação, especialmente em relação ao sono e à alimentação. Em resumo, não é permitido estar de jejum, ter comido alimentos gordurosos ou ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação. Ainda, a pessoa deve ter dormido ao menos seis horas nas últimas 24 horas.

Portanto, um dia antes de doar sangue, aproveite para fazer refeições saudáveis e descansar bastante. Na manhã seguinte, lembre-se de comer algo leve antes de sair. E como todo herói, é importante estar sempre bem equipado e protegido. Então, não se esqueça da máscara e do álcool em gel.

3º PASSO: IR ATÉ UM HEMOCENTRO

DoarSangue_miolo03.png

Em cada estado, existe um hemocentro responsável pela distribuição do sangue doado para os hospitais dos seus municípios, como o Hemorio no Rio de Janeiro, a Fundação Pró-Sangue em São Paulo e o Hemoba na Bahia.

Para pesquisar outras opções nesses ou nos demais estados, o site do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) oferece uma ferramenta de busca. Por meio desse recurso, você encontra os endereços e telefones para contato de muitos hemocentros pelo Brasil, e boa parte deles ainda realiza agendamento.

4º PASSO: ESPERAR

DoarSangue_miolo04.png

É isso mesmo, após a doação ainda temos mais uma etapa. Só que desta vez não precisamos fazer nada. Quando menos se espera, o hemocentro poderá entrar em contato por SMS para avisar que o seu sangue está sendo utilizado para ajudar uma pessoa.

EXPERIÊNCIA DO BENEFICIÁRIO

DoarSangue_miolo05.png“Tenho o costume de sempre doar sangue, principalmente no Hemorio, porque agora é bem simples e você até marca seu horário pelo site para chegar e já ser encaminhado mais rápido. Doar sangue na minha família é uma coisa que começou com a minha mãe, que sempre doava e fez com que até eu, que sou bem medroso com essas coisas, percebesse que era algo seguro, tranquilo e até muito mais rápido do que eu imaginava.

O que me motiva é a possibilidade de ajudar outras pessoas, pois é muito raro nesta vida ter a oportunidade de contribuir com a saúde do próximo, de ajudar alguém a ficar saudável, apenas sentando numa poltroninha confortável por meia hora. Quase sempre ajudar as pessoas exige um pouco mais de esforço, um pouco mais de risco. E se dá pra contribuir para outro ser humano ficar vivo sem nem precisar ficar de pé, a gente precisa aproveitar.

A sensação de receber o SMS, além de ser uma surpresa - porque eu nem sabia que isso acontece - serve como um incentivo a mais pra continuar doando, porque traz essa percepção prática de que o nosso sangue está realmente sendo usado e ajudando alguém a se recuperar mais rápido de uma situação. E isso tudo graças a gente. Fora que receber a informação de que você está ajudando pessoas, enquanto está sentado no sofá de casa, certamente faz a gente se sentir muito mais importante do que nos sentiríamos normalmente”.

- João Luis Junior, empregado da área de Comunicação da Petrobras

Ver todas as notícias
Whatsapp