Portal do Beneficiário

05/10/2021 19:21

Prevenção ao suicídio: escutar verdadeiramente pode salvar vidas

Esse assunto ainda é tratado como tabu, mas precisamos falar abertamente sobre a prevenção ao suicídio para salvar vidas. Encerramos nossa campanha de Setembro Amarelo deste ano com um convite, feito pela head (líder) de telepsicologia do Hospital Israelista Albert Einstein, Donada Hamada, na live que realizamos no dia 30/09: seja sempre gentil e pratique a empatia.

"Escute verdadeiramente, não minimize a dor do outro e nem faça julgamentos. Tente criar um vínculo com a pessoa para ajudá-la", orientou nossa especialista convidada. A dica é especialmente valiosa nesse período de pandemia, com aumento dos transtornos mentais como depressão e ansiedade. Pequenas ações no dia a dia também podem ser benéficas: atividades físicas, alimentação saudável e outras que proporcionem mais prazer e bem-estar.

Donata lembrou ainda do Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende no 188 e dá apoio a pessoas que pensam em suicídio, e do Samu, indicado para situações emergenciais, que pode ser acionado por meio do telefone 192. Ao conhecer esses números e compartilhar com nossa família e amigos, ampliamos a conscientização sobre o tema e contribuímos para a redução dos casos da segunda maior causa de morte entre os jovens no mundo.

Assista à gravação e entenda mais sobre os fatores que podem influenciar negativamente na saúde mental e levar alguém ao suicídio, além dos sinais de alerta para identificar pessoas que estejam precisando de ajuda:

Ver todas as notícias
Whatsapp