Perguntas Frequentes
Abaixo você encontrará as respostas das principais dúvidas relacionadas ao plano de saúde. Caso não encontre a sua dúvida, faça uma busca pela palavra-chave. Se necessário, entre em contato com a gente.
A parceria é o que viabiliza o acesso aos valores especiais do Wellhub (Gympass). Para usar os serviços do Wellhub, é indispensável que uma empresa (no nosso caso, a Saúde Petrobras) tenha contrato com o parceiro e ofereça esse benefício, para que as pessoas elegíveis possam se inscrever. Não é possível assinar um dos planos do Wellhub como pessoa física.
É necessário acessar antes o Portal do Beneficiário (Programas Complementares > Benefício Farmácia > Análise Técnica), anexando receita, relatório médico e laudos. O resultado sai em até dois dias úteis.Caso a solicitação seja aprovada, basta se dirigir à farmácia credenciada e adquirir o medicamento, pagando somente a coparticipação.
A análise técnica será válida pelo mesmo tempo que a receita (180 dias corridos para medicamentos de uso contínuo e 30 dias corridos para medicamentos de controle especial), devendo ser aberta uma nova solicitação ao término desse período. Entenda o porquê dessas validades.
Confira quais medicamentos requerema análise técnica no Portal do Beneficiário, em Programas Complementares > Benefício Farmácia, em ‘Buscar Medicamento’, ou aqui na página do programa aqui no site institucional.
Atenção: no caso de reembolso e delivery, não é necessário abrir separadamente uma solicitação de análise técnica - essa etapa já está incorporada ao processo de análise do pedido de reembolso e delivery.
Para se cadastrar, realize os passos a seguir:
1.Acesse o nosso site: saudepetrobras.com.br
2. No canto superior direito, clique em “Portal do Beneficiário”
3. Selecione a opção “É seu primeiro acesso”
4. Informe seus dados: CPF, carteirinha, e-mail, nome completo, data de nascimento e telefone para contato.
5. Ao inserir seu e-mail, selecione a opção "Enviar código de verificação", para receber o número em seu e-mail;
6. Após receber o código de verificação em seu e-mail, insira os números e depois em "Continuar";
7. Pronto. O seu primeiro acesso foi concluído e você já pode acessar o Portal do Beneficiário.
A Receita Federal determina que, para fins de declaração de imposto de renda de pessoa física, as informações sobre a participação dos beneficiários nas despesas médicas de planos de saúde sejam discriminadas por beneficiário.
O nosso comprovante anual de despesas médicas de 2023 apresenta o valor relativo à participação do empregado nas despesas médicas realizadas pelo titular e todos os respectivos dependentes no plano. Entretanto, para fins de declaração de imposto de renda da pessoa física, deverão ser considerados apenas os valores relativos ao titular e aos dependentes legais definidos pela Receita Federal, conforme legislação vigente.
Desde 2022 o comprovante anual de despesas médicas passou a ser disponibilizado exclusivamente no formato digital, e todos os beneficiários têm acesso ao documento por meio do Portal do Beneficiário e do aplicativo Saúde Petrobras.
É muito fácil: empregados da ativa, ex-empregados, aposentados e pensionistas de todas as patrocinadoras devem acessar o Portal do Beneficiário, realizar o login, acessar o menu “Financeiro” e escolher a opção “Demonstrativo de IRPF”. No aplicativo Saúde Petrobras, a opção está disponível logo na tela inicial, abaixo do nome.
Desde 2022 o comprovante anual de despesas médicas passou a ser disponibilizado exclusivamente no formato digital, e todos os beneficiários têm acesso ao documento por meio do Portal do Beneficiário e do aplicativo Saúde Petrobras.
É muito fácil: empregados da ativa, ex-empregados, aposentados e pensionistas de todas as patrocinadoras devem acessar o Portal do Beneficiário, realizar o login, acessar o menu “Financeiro” e escolher a opção “Demonstrativo de IRPF”. No aplicativo Saúde Petrobras, a opção está disponível logo na tela inicial, abaixo do nome.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa central de atendimento 24h pelo telefone 0800 728 3372 ou via mensagem de texto por WhatsApp (031) 98470-5004 (opção 12 do menu), das 8h às 18h.
Caso identifique alguma inconsistência ou divergência de valores nos demonstrativos do plano, o beneficiário deverá abrir uma manifestação no Fale Conosco: Motivo Informação > Categoria Imposto de Renda > Subcategoria Dúvida sobre o demonstrativo de despesas médicas.
As informações constantes no comprovante anual são as mesmas enviadas pela Saúde Petrobras à Receita Federal. É importante que o beneficiário esteja atento ao conteúdo deste documento para evitar o envio de informações diferentes que aumentem o risco de retenção ou multas.
Os comprovantes são distintos: um para o período em que esteve na empresa como empregado ativo, e outro relativo ao período pós-desligamento.
Desde 2022, esses documentos passaram a ser disponibilizado exclusivamente no formato digital, e todos os beneficiários têm acesso por meio do Portal do Beneficiário.
Basta acessar o Portal do Beneficiário, realizar o login, acessar o menu “Financeiro” e escolher a opção “Demonstrativo de IRPF”. Para imprimir o documento ou salvá-lo em PDF, clique no ícone de impressora no canto superior da página. No aplicativo Saúde Petrobras, a opção está disponível logo na tela inicial, abaixo do nome.
Não. Assim como em 2023 (ano-base 2022), será necessário comprovar os gastos apenas relacionados ao CNPJ da operadora Saúde Petrobras, já que a migração para o novo modelo de gestão ocorreu em 2021.
Para preenchimento da declaração, relacionamos os documentos mínimos a serem utilizados:
1) Comprovante de rendimentos pagos e de imposto sobre a renda retido na fonte, encaminhado pela Petrobras, no caso de empregados da ativa, e pela Petros e/ou INSS, no caso de aposentados e pensionistas;
2) Comprovante anual de despesas médicas.
É possível agendar um horário de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h (horário de Brasília), conforme disponibilidade da agenda, no endereço saudepetrobras.com/atendimento ou pelo WhatsApp (31) 98470-5004 (opção 13 do menu).
Atualmente os serviços disponíveis são:
ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO
- Comprovação do estado civil
- Atualização de Remuneração
MANUTENÇÃO DO PLANO
- Processo de pensão - óbito do titular - confira mais detalhes sobre esse processo
- Processo de aposentadoria e PDV
- Permanência no plano (PDV e Sergcorp)
FINANCEIRO
- Financeiro
- Empregados afastados (auxílio doença)
- Reembolso livre escolha
PROGRAMAS COMPLEMENTARES
- Auxílio Cuidador do Idoso (ACI)
- Benefício Farmácia
- Programa de Atenção Domiciliar (PAD)
- Programa de Assistência Especial (PAE)
SUPORTE TÉCNICO
- Acesso ao Portal do Beneficiário
O atendimento on-line foi criado para oferecer soluções eficientes aos nossos beneficiários. O programa permite um acesso prático a alguns serviços que podem demandar esclarecimentos, com uma equipe pronta para resolver todas as questões.
Os atendimentos são realizados por meio de videoconferências, com data e hora marcadas para comodidade do beneficiário. Assim, conseguimos atender e orientar de maneira personalizada, com maior acolhimento e assertividade.
É possível agendar um horário de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h (horário de Brasília), conforme disponibilidade da agenda, no endereço saudepetrobras.com/atendimento ou pelo WhatsApp (31) 98470-5004 (opção 13 do menu). Cada atendimento dura até 30 minutos.
Ficou com alguma dúvida sobre a iniciativa? Envie um e-mail para acolhimento@saudepetrobras.com.br e saiba mais.
O prazo de validade é de 180 dias, desde que esteja indicado na receita que o medicamento é de uso contínuo. Cadastre a receita no Portal do Beneficiário (Programas Complementares > Benefício Farmácia > Receitas) e agilize a aquisição nas farmácias credenciadas.
No caso de medicamentos prescritos em receituário de controle especial, a validade da receita é de de 30 dias. Além disso, será fornecido o quantitativo máximo de itens prescritos para cada medicamento, conforme a RDC nº 357/2020, da Anvisa.
Entenda o porquê dessas validades.
Sobre prazo de validade:
Conforme a lei nº 14.028/2020, o receituário médico ou odontológico de medicamentos sujeitos à prescrição e de uso contínuo tem a validade prorrogada pelo menos enquanto perdurarem as medidas de isolamento relacionadas à Covid-19. Seguimos as diretrizes do Ministério da Saúde para enfrentamento à Covid-19 e revisaremos estas disposições quando necessário, conforme orientações dos órgãos reguladores.
No Portal do Beneficiário, em Programas Complementares > Benefício Farmácia, utilize a ferramenta ‘Buscar Medicamento’ para verificar se é necessário solicitar análise técnica antes de ir à farmácia credenciada.
Atenção: no caso de reembolso e delivery, não é necessário abrir separadamente uma solicitação de análise técnica - essa etapa já está incorporada ao processo de análise do pedido de reembolso e delivery.
Sim! No novo modelo de operação do Benefício Farmácia, os pedidos de delivery serão renovados automaticamente, uma melhoria em relação ao modelo anterior. Para medicamentos de uso contínuo,a Funcional, nossa parceira nesse programa, entrará em contato para confirmar o envio do refil e a posologia vigente. Após a terceira tentativa de contato sem sucesso ou após 180 dias da emissão da receita, a reposição automática será cancelada e um novo pedido de delivery precisará ser aberto. Entenda por que a receita tem validade.
A exceção são os medicamentos controlados, que não possuem refil automático por conta da validade de 30 dias da receita especial.
Você pode verificar o protocolo aberto no sistema para ver se não foi solicitada nenhuma documentação adicional. Certifique-se de que não recebeu o e-mail ou se o mesmo não está na caixa de spam. Caso não tenha recebido, entre em contato com os canais de atendimento para verificação.
Todas as informações relativas ao processo eleitoral, como o edital de convocação e o calendário eleitoral, entre outros, são divulgados no nosso site.
A livre escolha é o modelo que adotamos para retornar aos beneficiários valores desembolsados para pagamento de serviços prestados por profissionais ou estabelecimentos não-credenciados.
Para calcular o reembolso, usamos como base valores de referência para cada tipo de serviço, independentemente do quanto foi pago pelo beneficário ao não-credenciado. Os titulares podem consultar a tabela de valores de referência mediante acesso com CPF ou número da carteirinha e senha.
Procedimentos de grande risco têm reembolso de 100%, limitado aos valores de referência. No pequeno risco, há cobrança de coparticipação de acordo com a faixa salarial do titular. A coparticipação é sempre de 50% no caso de: procedimentos de ortodontia; plano 28 anos; inscritos pela RN 279; e beneficiários sem Petros.
O regramento visa fortalecer a sustentabilidade do plano de saúde no longo prazo. A regra não se aplica à primeira inclusão, seja ela por funcionário novo ou primeira inclusão de dependente.
Após realizar o procedimento na modalidade livre escolha, envie toda a documentação necessária em até 180 dias (prazo ampliado em virtude da pandemia de Covid-19) pelo Portal do Beneficário No caso de consultas médicas, também é possível solicitar pelo app Saúde Petrobras.
Envie o recibo ou nota fiscal original das despesas, sem rasuras e com discriminação dos serviços prestados, além das requisições e relatórios médicos ou odontológicos. Lembre-se de informar também o CPF/CNPJ e o registro no conselho regional da categoria do não-credenciado.
Não são aceitos como documentos comprobatórios da prestação de serviço: recibos de pagamento de autônomos (RPA); recibos provisórios de serviço (RPS); e recibos temporários (em forma de caução), nota de débito ou duplicatas.
No caso de despesas com outros planos/seguros, apresente o recibo/nota fiscal com o valor total das despesas e o valor ou percentual reembolsado pela entidade, além do carimbo ou autenticação do plano/seguro. São válidos os mesmos critérios de cobertura e autorização, referenciais de preços e tabelas de participação praticados por nosso plano.
Em todos os casos, outros documentos podem ser exigidos a depender do procedimento realizado, e sua falta poderá impossibilitar o processamento do reembolso. Confira a relação completa de documentos necessários.
Ao estabelecer moderação e controle para saídas e entradas de beneficiários do plano de saúde, fortalecemos a sustentabilidade do plano e promovemos equidade às pessoas que contribuem de forma ininterrupta com o custeio do benefício.
O reembolso é calculado com base em valores de referência para cada tipo de serviço, independentemente do quanto foi pago pelo beneficiário ao não-credenciado. Procedimentos de grande risco têm reembolso de 100%, limitado aos valores de referência. No pequeno risco, há cobrança de coparticipação de acordo com a faixa salarial do titular.
Recomendamos o cálculo da prévia de reembolso antes de realização de procedimentos com não-credenciados. Confira a tabela de referência e saiba como calcular a prévia.
De acordo com a cláusula 38, parágrafo 1º, do ACT 2023-2025, haverá aplicação de carência nas situações de reinclusão de:
1- empregados e seus dependentes,
2- dependentes de aposentados e
3- grupo familiar dos pensionistas.
Acompanhe todas as suas solicitações de reembolso por meio do aplicativo Saúde Petrobras ou do nosso WhatsApp: (31) 98470-5004 > opção 2 (reembolso livre escolha) > subopção 1 (status de reembolso livre escolha). O WhatsApp está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Caso não concorde com o valor creditado ou a negativa de reembolso, solicite uma nova análise por meio do Fale Conosco.
A reinclusão no plano de saúde para esse grupo permanece vedada.
Preparamos um checklist para você conferir se possui toda a documentação necessária para solicitar reembolso. Clique aqui para acessar.
Os recursos digitais do Wellhub, como apps parceiros, podem ser usados em qualquer lugar do mundo e, dependendo do seu plano, podem incluir aulas on-line. No caso de atividades presenciais, o acesso a academias ou estúdios parceiros é limitado ao Brasil.
Fique por dentro de tudo sobre o PASA (elegibilidade, como funciona, modalidades de atendimento etc.) na página do programa, aqui no nosso site. Lá, você encontrará todas as informações atualizadas. Clique aqui para acessar.
Sim, os beneficiários que vivem em cidades próximas a uma unidade Sírio-Libanês elegível ao PASA, ou que estejam de passagem, têm a opção de realizar as consultas e exames presencialmente, se preferirem.
A partir do aceite formal do beneficiário em participar do PASA, toda troca de informação e registro de dados pessoais e dados clínicos seguem as normas dos órgãos reguladores e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O termo de adesão é um documento que formaliza o compromisso e a concordância do beneficiário em aderir ao PASA com suas determinadas condições, obrigações e responsabilidades das partes envolvidas, como permitir o compartilhamento dos dados clínicos e resultados dos exames com o médico de família.
Ao assinar o termo de adesão, as partes indicam seu consentimento e concordância com as cláusulas e condições especificadas no documento de acordo com as diretrizes de LGPD.
O plano de cuidados médicos é um documento que detalha estratégias e intervenções planejadas para o tratamento e acompanhamento da saúde de um paciente, desenvolvido pelo profissional de saúde em colaboração com o paciente. Ele inclui informações sobre diagnósticos, metas de tratamento, medicamentos, exames e outras orientações para otimizar o bem-estar e a recuperação do indivíduo.
O objetivo principal do plano de cuidados médicos é fornecer direcionamento claro e personalizado para otimizar o bem-estar e a recuperação.
As consultas (presenciais ou remotas) podem ser agendadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto feriados).
Os exames laboratoriais, quando realizados nas unidades do Sírio-Libanês associadas ao PASA, são feitos por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio:
• Unidades Zona Sul e Zona Oeste: segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 16h
• Unidade Zona Leste: segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 11h
No caso do exame Papanicolau, é necessário agendar com um enfermeiro, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 16h (exceto feriados).
A carência será aplicada dentro dos limites admitidos no artigo 12º da Lei nº 9.656/98:
A solicitação é analisada e respondida em até 10 dias corridos. Com a mudança na forma de pagamento (depósito na conta corrente do titular, ao invés de pagamento via contracheque), o fechamento passou a ser quinzenal, com duas datas de depósito no mês (ao invés de apenas uma). O depósito é feito em até 30 dias corridos.
O pagamento será creditado em até 30 dias corridos, contados a partir da data de abertura da solicitação e/ou da entrega da documentação necessária.
Importante: O crédito será realizado na conta corrente do titular. Não são aceitas para reembolso: conta-salário, conta poupança, conta de investimento ou conta conjunta em que o titular do plano não seja o primeiro titular da conta. Para cumprimento do prazo, é imprescindível que os dados bancários estejam sempre atualizados no cadastro do plano.
São exceções à regra de carência por reinclusão, listadas no ACT 2023-2025:
1- retorno da licença sem vencimentos e
2- de cessão ou de suspensão do contrato de trabalho por exercício de função como dirigente nas participações societárias da Petrobras.
Nos casos de inscrição de novos beneficiários titulares e de dependentes no plano (quem está entrando no plano pela primeira vez), a regra não se aplica e não haverá carência.
Beneficiários residentes nos interiores dos estados brasileiros e em 11 capitais também podem ser atendidos pelos credenciados do Sistema Unimed, por meio de uma parceria firmada com a Unimed São José do Rio Preto para complementar nossa rede credenciada direta, com as mesmas coberturas e regras do plano Saúde Petrobras.
Essa iniciativa, conhecida como rede indireta, é uma prática comum no mercado de saúde, principalmente fora dos grandes centros urbanos, como forma de ampliar a oferta de médicos e unidades de saúde.
O Sistema Unimed conta com mais de 340 cooperativas independentes em todo o Brasil, e os nossos beneficiários elegíveis à iniciativa podem ser atendidos em qualquer uma delas, via intercâmbio, com exceção de algumas regiões de saúde.
A elegibilidade à iniciativa está diretamente relacionada ao endereço cadastrado em cada matrícula do plano, ou seja, depende das informações fornecidas não só sobre o titular, mas também sobre os seus dependentes.
Saiba como atualizar o cadastro junto ao plano, caso atualmente more em uma das localidades abrangidas pela iniciativa.
Confira aqui os municípios abrangidos.
A iniciativa contempla ainda todos os beneficiários que precisarem de atendimento emergencial durante viagens para essas localidades.
Ter sido beneficiário do plano AMS e ter solicitado sua exclusão (titular) ou de seu dependente e agora deseje ser reincluído no plano ou reincluir um dependente E não se encaixe nas regras de exceção previstas no ACT 2023-2025 (Cláusula 20ª).
Sim. As coberturas médico-hospitalares permanecerão as mesmas do plano Saúde Petrobras.
As diferenças conforme a Lei 9656/98 são as seguintes:
Emergência: são as situações que colocam a vida do beneficiário em risco ou em caso de lesões irreparáveis atestadas por médico assistente;
Urgência: são as situações referentes a acidente pessoal ou complicações da gravidez.
Não. Continuaremos presentes, com nossa rede credenciada direta e tudo aquilo que oferecemos, mas com o bônus da rede credenciada da Unimed São José do Rio Preto.
Não, apenas o plano Wellhub é suficiente para acessar as academias que ele dá direito. Nas academias será necessário fazer apenas o check-in, na hora de entrar. Algumas redes pedem um pré-cadastro, com finalidade única de controle de acesso, como, por exemplo, para liberar a catraca com a leitura da sua digital.
É possível pausar por um período de 15 a 30 dias a cada seis meses, ou seja, duas pausas no ano. Para fazer isso, entre em contato com o suporte Wellhub,.
Se precisar interromper o uso por um período superior, existem duas opções: migrar para o plano Digital, que é gratuito, ou cancelar a assinatura, interrompendo a cobrança das mensalidades. Quando retornar, refaz a adesão ao plano desejado. Não há qualquer tipo de taxa ou cobrança adicional para cancelamento ou adesão.
Isso pode acontecer. Às vezes as academias praticam promoções que podem fazer com que o valor da mensalidade, de um contrato fechado diretamente com elas, seja menor do que o plano Wellhub.
No entanto, o plano Wellhub dá direito a benefícios adicionais: usar outras academias, fazer aulas em parceiros com aulas ao ar livre (surfe, canoagem, beach tennis etc.), além do acesso às versões premium de aplicativos de saúde e bem-estar, com aulas on-line, meditação, nutrição, qualidade do sono, e muito mais.
Entre em contato com o suporte do Wellhub, em https://support.gympass.com, para desabilitar o plano atual e, na sequência, ativar o plano por meio do MoviMente, da Saúde Petrobras.
Sim, esse é o grande diferencial do benefício: a flexibilidade, com possibilidade de explorar várias alternativas de academias/aulas.
Sim. É possível ativar planos de valores diferentes para cada cadastro.