Perguntas Frequentes
Abaixo você encontrará as respostas das principais dúvidas relacionadas ao plano de saúde. Caso não encontre a sua dúvida, faça uma busca pela palavra-chave. Se necessário, entre em contato com a gente.
A parceria é o que viabiliza o acesso aos valores especiais do Wellhub (Gympass). Para usar os serviços do Wellhub, é indispensável que uma empresa (no nosso caso, a Saúde Petrobras) tenha contrato com o parceiro e ofereça esse benefício, para que as pessoas elegíveis possam se inscrever. Não é possível assinar um dos planos do Wellhub como pessoa física.
Sim, exclusivamente para pessoas com diagnóstico de diabetes e que façam tratamento com insulina (insulinodependentes), como uma alternativa às tiras reagentes (glicofitas) - o beneficiário precisa optar por um ou pelo outro produto.
Cobrimos até dois sensores por mês, considerando a necessidade de troca a cada 14 dias. Nos meses com 31 dias, será possível solicitar o reembolso de até três sensores. Independentemente da quantidade (dois ou três sensores), eles precisam ser adquiridos dentro do mesmo mês.
A cobertura é exclusiva na modalidade livre escolha, via reembolso, que deve ser solicitado no Portal do Beneficiário, em Financeiro > Solicitar reembolso. Atenção: o reembolso desse tipo de produto é pela modalidade livre escolha, não se tratando do Benefício Farmácia.
O valor reembolsado por mês será diferente, mas, independentemente da escolha (Libre ou tiras), o total anual será o mesmo, uma vez que as 100 tiras duram todo o mês, enquanto os sensores precisam ser trocados a cada 14 dias.
Documentação necessária:
1) Formulário de solicitação de reembolso de tiras reagentes ou sensor Libre, válido por um ano a partir da data de emissão, contendo tipo de diabetes apresentado; quadro clínico atual; tipo de insulina utilizada; dose de insulina diária por Kg de peso e frequência de monitorização de glicemia; e
2) Declaração do médico assistente, atestando que o beneficiário é diabético e insulinodependente; e
3) Receita médica com a prescrição de insulina, em nome do paciente, com data e carimbo do médico legíveis e com validade de 365 dias; e
4) Recibo ou nota fiscal referente às despesas com a aquisição dos sensores ou das glicofitas, com validade de 90 dias.
É necessário acessar antes o Portal do Beneficiário (Programas Complementares > Benefício Farmácia > Análise Técnica), anexando receita, relatório médico e laudos. O resultado sai em até dois dias úteis.Caso a solicitação seja aprovada, basta se dirigir à farmácia credenciada e adquirir o medicamento, pagando somente a coparticipação.
A análise técnica será válida pelo mesmo tempo que a receita (180 dias corridos para medicamentos de uso contínuo e 30 dias corridos para medicamentos de controle especial), devendo ser aberta uma nova solicitação ao término desse período. Entenda o porquê dessas validades.
Confira quais medicamentos requerema análise técnica no Portal do Beneficiário, em Programas Complementares > Benefício Farmácia, em ‘Buscar Medicamento’, ou aqui na página do programa aqui no site institucional.
Atenção: no caso de reembolso e delivery, não é necessário abrir separadamente uma solicitação de análise técnica - essa etapa já está incorporada ao processo de análise do pedido de reembolso e delivery.
Para preenchimento da declaração, relacionamos os documentos mínimos a serem utilizados:
1) Comprovante de rendimentos pagos e de imposto sobre a renda retido na fonte, encaminhado pela Petrobras, no caso de empregados da ativa, e pela Petros e/ou INSS, no caso de aposentados e pensionistas;
2) Comprovante anual de despesas médicas.
Não. Assim como em 2023 (ano-base 2022), será necessário comprovar os gastos apenas relacionados ao CNPJ da operadora Saúde Petrobras, já que a migração para o novo modelo de gestão ocorreu em 2021.
Os comprovantes são distintos: um para o período em que esteve na empresa como empregado ativo, e outro relativo ao período pós-desligamento.
Desde 2022, esses documentos passaram a ser disponibilizado exclusivamente no formato digital, e todos os beneficiários têm acesso por meio do Portal do Beneficiário.
Basta acessar o Portal do Beneficiário, realizar o login, acessar o menu “Financeiro” e escolher a opção “Demonstrativo de IRPF”. Para imprimir o documento ou salvá-lo em PDF, clique no ícone de impressora no canto superior da página. No aplicativo Saúde Petrobras, a opção está disponível logo na tela inicial, abaixo do nome.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa central de atendimento 24h pelo telefone 0800 728 3372 ou via mensagem de texto por WhatsApp (031) 98470-5004 (opção 12 do menu), das 8h às 18h.
Caso identifique alguma inconsistência ou divergência de valores nos demonstrativos do plano, o beneficiário deverá abrir uma manifestação no Fale Conosco: Motivo Informação > Categoria Imposto de Renda > Subcategoria Dúvida sobre o demonstrativo de despesas médicas.
As informações constantes no comprovante anual são as mesmas enviadas pela Saúde Petrobras à Receita Federal. É importante que o beneficiário esteja atento ao conteúdo deste documento para evitar o envio de informações diferentes que aumentem o risco de retenção ou multas.
Desde 2022 o comprovante anual de despesas médicas passou a ser disponibilizado exclusivamente no formato digital, e todos os beneficiários têm acesso ao documento por meio do Portal do Beneficiário e do aplicativo Saúde Petrobras.
É muito fácil: empregados da ativa, ex-empregados, aposentados e pensionistas de todas as patrocinadoras devem acessar o Portal do Beneficiário, realizar o login, acessar o menu “Financeiro” e escolher a opção “Demonstrativo de IRPF”. No aplicativo Saúde Petrobras, a opção está disponível logo na tela inicial, abaixo do nome.
Desde 2022 o comprovante anual de despesas médicas passou a ser disponibilizado exclusivamente no formato digital, e todos os beneficiários têm acesso ao documento por meio do Portal do Beneficiário e do aplicativo Saúde Petrobras.
É muito fácil: empregados da ativa, ex-empregados, aposentados e pensionistas de todas as patrocinadoras devem acessar o Portal do Beneficiário, realizar o login, acessar o menu “Financeiro” e escolher a opção “Demonstrativo de IRPF”. No aplicativo Saúde Petrobras, a opção está disponível logo na tela inicial, abaixo do nome.
A Receita Federal determina que, para fins de declaração de imposto de renda de pessoa física, as informações sobre a participação dos beneficiários nas despesas médicas de planos de saúde sejam discriminadas por beneficiário.
O nosso comprovante anual de despesas médicas de 2023 apresenta o valor relativo à participação do empregado nas despesas médicas realizadas pelo titular e todos os respectivos dependentes no plano. Entretanto, para fins de declaração de imposto de renda da pessoa física, deverão ser considerados apenas os valores relativos ao titular e aos dependentes legais definidos pela Receita Federal, conforme legislação vigente.
Para se cadastrar, realize os passos a seguir:
1.Acesse o nosso site: saudepetrobras.com.br
2. No canto superior direito, clique em “Portal do Beneficiário”
3. Selecione a opção “É seu primeiro acesso”
4. Informe seus dados: CPF, carteirinha, e-mail, nome completo, data de nascimento e telefone para contato.
5. Ao inserir seu e-mail, selecione a opção "Enviar código de verificação", para receber o número em seu e-mail;
6. Após receber o código de verificação em seu e-mail, insira os números e depois em "Continuar";
7. Pronto. O seu primeiro acesso foi concluído e você já pode acessar o Portal do Beneficiário.
É possível agendar um horário de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h (horário de Brasília), conforme disponibilidade da agenda, no endereço saudepetrobras.com/atendimento ou pelo WhatsApp (31) 98470-5004 (opção 13 do menu).
Atualmente os serviços disponíveis são:
ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO
- Comprovação do estado civil
- Atualização de Remuneração
MANUTENÇÃO DO PLANO
- Processo de pensão - óbito do titular - confira mais detalhes sobre esse processo
- Processo de aposentadoria e PDV
- Permanência no plano (PDV e Sergcorp)
FINANCEIRO
- Financeiro
- Empregados afastados (auxílio doença)
- Reembolso livre escolha
PROGRAMAS COMPLEMENTARES
- Auxílio Cuidador do Idoso (ACI)
- Benefício Farmácia
- Programa de Atenção Domiciliar (PAD)
- Programa de Assistência Especial (PAE)
SUPORTE TÉCNICO
- Acesso ao Portal do Beneficiário
O atendimento on-line foi criado para oferecer soluções eficientes aos nossos beneficiários. O programa permite um acesso prático a alguns serviços que podem demandar esclarecimentos, com uma equipe pronta para resolver todas as questões.
Os atendimentos são realizados por meio de videoconferências, com data e hora marcadas para comodidade do beneficiário. Assim, conseguimos atender e orientar de maneira personalizada, com maior acolhimento e assertividade.
É possível agendar um horário de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h (horário de Brasília), conforme disponibilidade da agenda, no endereço saudepetrobras.com/atendimento ou pelo WhatsApp (31) 98470-5004 (opção 13 do menu). Cada atendimento dura até 30 minutos.
Ficou com alguma dúvida sobre a iniciativa? Envie um e-mail para acolhimento@saudepetrobras.com.br e saiba mais.
O prazo de validade é de 180 dias, desde que esteja indicado na receita que o medicamento é de uso contínuo. Cadastre a receita no Portal do Beneficiário (Programas Complementares > Benefício Farmácia > Receitas) e agilize a aquisição nas farmácias credenciadas.
No caso de medicamentos prescritos em receituário de controle especial, a validade da receita é de de 30 dias. Além disso, será fornecido o quantitativo máximo de itens prescritos para cada medicamento, conforme a RDC nº 357/2020, da Anvisa.
Entenda o porquê dessas validades.
Sobre prazo de validade:
Conforme a lei nº 14.028/2020, o receituário médico ou odontológico de medicamentos sujeitos à prescrição e de uso contínuo tem a validade prorrogada pelo menos enquanto perdurarem as medidas de isolamento relacionadas à Covid-19. Seguimos as diretrizes do Ministério da Saúde para enfrentamento à Covid-19 e revisaremos estas disposições quando necessário, conforme orientações dos órgãos reguladores.
No Portal do Beneficiário, em Programas Complementares > Benefício Farmácia, utilize a ferramenta ‘Buscar Medicamento’ para verificar se é necessário solicitar análise técnica antes de ir à farmácia credenciada.
Atenção: no caso de reembolso e delivery, não é necessário abrir separadamente uma solicitação de análise técnica - essa etapa já está incorporada ao processo de análise do pedido de reembolso e delivery.
Sim! No novo modelo de operação do Benefício Farmácia, os pedidos de delivery serão renovados automaticamente, uma melhoria em relação ao modelo anterior. Para medicamentos de uso contínuo,a Funcional, nossa parceira nesse programa, entrará em contato para confirmar o envio do refil e a posologia vigente. Após a terceira tentativa de contato sem sucesso ou após 180 dias da emissão da receita, a reposição automática será cancelada e um novo pedido de delivery precisará ser aberto. Entenda por que a receita tem validade.
A exceção são os medicamentos controlados, que não possuem refil automático por conta da validade de 30 dias da receita especial.
Você pode verificar o protocolo aberto no sistema para ver se não foi solicitada nenhuma documentação adicional. Certifique-se de que não recebeu o e-mail ou se o mesmo não está na caixa de spam. Caso não tenha recebido, entre em contato com os canais de atendimento para verificação.
Todas as informações relativas ao processo eleitoral, como o edital de convocação e o calendário eleitoral, entre outros, são divulgados no nosso site.
A livre escolha é o modelo que adotamos para retornar aos beneficiários valores desembolsados para pagamento de serviços prestados por profissionais ou estabelecimentos não-credenciados.
Para calcular o reembolso, usamos como base valores de referência para cada tipo de serviço, independentemente do quanto foi pago pelo beneficário ao não-credenciado. Os titulares podem consultar a tabela de valores de referência mediante acesso com CPF ou número da carteirinha e senha.
Procedimentos de grande risco têm reembolso de 100%, limitado aos valores de referência. No pequeno risco, há cobrança de coparticipação de acordo com a faixa salarial do titular. A coparticipação é sempre de 50% no caso de: procedimentos de ortodontia; plano 28 anos; inscritos pela RN 279; e beneficiários sem Petros.
TransCuidar é a nossa linha de cuidado voltada para as pessoas trans. Além de manter procedimentos que já eram cobertos pelo plano, a nova linha de cuidados da TransCuidar vai além da nossa cobertura para incorporar uma série de procedimentos cirúrgicos, o processo de hormonização, também conhecido como terapia hormonal, e um atendimento especializado para pessoas trans, de maneira humanizada e responsável.
O regramento visa fortalecer a sustentabilidade do plano de saúde no longo prazo. A regra não se aplica à primeira inclusão, seja ela por funcionário novo ou primeira inclusão de dependente.
Após realizar o procedimento na modalidade livre escolha, envie toda a documentação necessária em até 180 dias (prazo ampliado em virtude da pandemia de Covid-19) pelo Portal do Beneficário No caso de consultas médicas, também é possível solicitar pelo app Saúde Petrobras.
Envie o recibo ou nota fiscal original das despesas, sem rasuras e com discriminação dos serviços prestados, além das requisições e relatórios médicos ou odontológicos. Lembre-se de informar também o CPF/CNPJ e o registro no conselho regional da categoria do não-credenciado.
Não são aceitos como documentos comprobatórios da prestação de serviço: recibos de pagamento de autônomos (RPA); recibos provisórios de serviço (RPS); e recibos temporários (em forma de caução), nota de débito ou duplicatas.
No caso de despesas com outros planos/seguros, apresente o recibo/nota fiscal com o valor total das despesas e o valor ou percentual reembolsado pela entidade, além do carimbo ou autenticação do plano/seguro. São válidos os mesmos critérios de cobertura e autorização, referenciais de preços e tabelas de participação praticados por nosso plano.
Em todos os casos, outros documentos podem ser exigidos a depender do procedimento realizado, e sua falta poderá impossibilitar o processamento do reembolso. Confira a relação completa de documentos necessários.
Todas as pessoas trans beneficiárias do plano de todo o Brasil, a partir de 18 anos de idade para procedimentos cirúrgicos, e a partir de 16 anos para hormonização/terapia hormonal. No caso de procedimentos cirúrgicos, também é necessário acompanhamento de, no mínimo um ano, de uma equipe multidisciplinar (laudo comprovatório), incluindo psiquiatria, e apresentar termo de consentimento assinado pelo cirurgião responsável e pela pessoa beneficiária que irá realizar a cirurgia.
Ao estabelecer moderação e controle para saídas e entradas de beneficiários do plano de saúde, fortalecemos a sustentabilidade do plano e promovemos equidade às pessoas que contribuem de forma ininterrupta com o custeio do benefício.
O reembolso é calculado com base em valores de referência para cada tipo de serviço, independentemente do quanto foi pago pelo beneficiário ao não-credenciado. Procedimentos de grande risco têm reembolso de 100%, limitado aos valores de referência. No pequeno risco, há cobrança de coparticipação de acordo com a faixa salarial do titular.
Recomendamos o cálculo da prévia de reembolso antes de realização de procedimentos com não-credenciados. Confira a tabela de referência e saiba como calcular a prévia.
- Hormonização ou terapia hormonal;
- Plástica escrotal;
- Mamoplastia;
- Mastectomia subcutânea e inclusão da prótese;
- Mastoplastia em mama oposta após reconstrução da contralateral;
- Reconstrução da mama com prótese e/ou expansor;
- Reconstrução mamaria com retalho muscular ou mio cutâneo unilateral;
- Reconstrução mamaria com retalho cutâneo regional;
- Retirada de prótese de mama unilateral;
- Substituição de prótese.
De acordo com a cláusula 38, parágrafo 1º, do ACT 2023-2025, haverá aplicação de carência nas situações de reinclusão de:
1- empregados e seus dependentes,
2- dependentes de aposentados e
3- grupo familiar dos pensionistas.
Acompanhe todas as suas solicitações de reembolso por meio do aplicativo Saúde Petrobras ou do nosso WhatsApp: (31) 98470-5004 > opção 2 (reembolso livre escolha) > subopção 1 (status de reembolso livre escolha). O WhatsApp está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Caso não concorde com o valor creditado ou a negativa de reembolso, solicite uma nova análise por meio do Fale Conosco.
Não. Conforme Rol da ANS todos os outros códigos existentes que não tenham Diretriz de Utilização especificada já fazem parte da cobertura obrigatória e estão disponibilizados.
A reinclusão no plano de saúde para esse grupo permanece vedada.
Preparamos um checklist para você conferir se possui toda a documentação necessária para solicitar reembolso. Clique aqui para acessar.
Em relação ao fluxo de solicitação ele seguirá a jornada da autorização de procedimentos da Saúde Petrobras.
Ressaltamos que no caso de procedimentos cirúrgicos, também é necessário acompanhamento de, no mínimo um ano, de uma equipe multidisciplinar incluindo psiquiatria (laudo comprovatório), e apresentar termo de consentimento assinado pelo cirurgião responsável e pela pessoa beneficiária que irá realizar a cirurgia.
A campanha de atualização cadastral do Programa de Assistência Especial (PAE) teve início em 2/12/24 e se estenderá ao longo de 2025! Ela será realizada em ondas, por localidade, para todos os beneficiários inscritos no programa. É importante ficar atento(a) à sua caixa de entrada de e-mails, pois esse será o canal onde você vai receber o link exclusivo para atualizar seus dados.
A atualização é essencial para garantir a continuidade dos serviços e o acompanhamento adequado. Fique atento ao prazo de 15 dias para o envio das informações. Sua colaboração é fundamental!
Manter seus dados cadastrais atualizados no PAE garante que você continue a utilizar todos os benefícios e cuidados oferecidos pelo programa. Informações corretas permitem um atendimento personalizado e eficaz, além de facilitar o acesso a terapias e serviços. A atualização também é essencial para o planejamento de ações futuras voltadas aos beneficiários.
Atualizar seu cadastro no PAE é simples e rápido! Veja como:
• Verifique o e-mail enviado pela Saúde Petrobras com o link para o formulário.
• Clique no link e preencha as informações solicitadas.
• Envie o formulário dentro do prazo de 15 dias. Se houver pendências de documentação, você receberá orientações detalhadas para regularização. Não deixe para depois, pois sua atualização é essencial!
Se você tem pendências de documentação no PAE, é hora de regularizar! Beneficiários sem relatório médico atualizado ou sem registro de tratamento há mais de um ano devem enviar os documentos necessários para garantir a continuidade dos serviços. O prazo para envio da documentação é de 60 dias, a partir do recebimento do e-mail. Regularize seu cadastro e continue a contar com os benefícios do programa!
Os recursos digitais do Wellhub, como apps parceiros, podem ser usados em qualquer lugar do mundo e, dependendo do seu plano, podem incluir aulas on-line. No caso de atividades presenciais, o acesso a academias ou estúdios parceiros é limitado ao Brasil.
Fique por dentro de tudo sobre o PASA (elegibilidade, como funciona, modalidades de atendimento etc.) na página do programa, aqui no nosso site. Lá, você encontrará todas as informações atualizadas. Clique aqui para acessar.
Sim, os beneficiários que vivem em cidades próximas a uma unidade Sírio-Libanês elegível ao PASA, ou que estejam de passagem, têm a opção de realizar as consultas e exames presencialmente, se preferirem.
A partir do aceite formal do beneficiário em participar do PASA, toda troca de informação e registro de dados pessoais e dados clínicos seguem as normas dos órgãos reguladores e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O termo de adesão é um documento que formaliza o compromisso e a concordância do beneficiário em aderir ao PASA com suas determinadas condições, obrigações e responsabilidades das partes envolvidas, como permitir o compartilhamento dos dados clínicos e resultados dos exames com o médico de família.
Ao assinar o termo de adesão, as partes indicam seu consentimento e concordância com as cláusulas e condições especificadas no documento de acordo com as diretrizes de LGPD.
O plano de cuidados médicos é um documento que detalha estratégias e intervenções planejadas para o tratamento e acompanhamento da saúde de um paciente, desenvolvido pelo profissional de saúde em colaboração com o paciente. Ele inclui informações sobre diagnósticos, metas de tratamento, medicamentos, exames e outras orientações para otimizar o bem-estar e a recuperação do indivíduo.
O objetivo principal do plano de cuidados médicos é fornecer direcionamento claro e personalizado para otimizar o bem-estar e a recuperação.
As consultas (presenciais ou remotas) podem ser agendadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto feriados).
Os exames laboratoriais, quando realizados nas unidades do Sírio-Libanês associadas ao PASA, são feitos por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio:
• Unidades Zona Sul e Zona Oeste: segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 16h
• Unidade Zona Leste: segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 11h
No caso do exame Papanicolau, é necessário agendar com um enfermeiro, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 16h (exceto feriados).
A carência será aplicada dentro dos limites admitidos no artigo 12º da Lei nº 9.656/98:
A solicitação é analisada e respondida em até 10 dias corridos. Com a mudança na forma de pagamento (depósito na conta corrente do titular, ao invés de pagamento via contracheque), o fechamento passou a ser quinzenal, com duas datas de depósito no mês (ao invés de apenas uma). O depósito é feito em até 30 dias corridos.
O pagamento será creditado em até 30 dias corridos, contados a partir da data de abertura da solicitação e/ou da entrega da documentação necessária.
Importante: O crédito será realizado na conta corrente do titular. Não são aceitas para reembolso: conta-salário, conta poupança, conta de investimento ou conta conjunta em que o titular do plano não seja o primeiro titular da conta. Para cumprimento do prazo, é imprescindível que os dados bancários estejam sempre atualizados no cadastro do plano.
Também conhecida como terapia hormonal, é um dos pilares da assistência integral para pessoas transmasculinas e transfemininas. Essa terapia, comprovadamente eficaz, visa alinhar a expressão corporal com a identidade de gênero, reduzindo a disforia e melhorando significativamente a qualidade de vida.
São exceções à regra de carência por reinclusão, listadas no ACT 2023-2025:
1- retorno da licença sem vencimentos e
2- de cessão ou de suspensão do contrato de trabalho por exercício de função como dirigente nas participações societárias da Petrobras.
São elegíveis ao Benefício Farmácia todos os beneficiários inscritos e ativos no plano Saúde Petrobras e não é extensivo a terceiros. Para hormonização, beneficiários a parti de 16 anos de idade. Não há necessidade de se inscrever no programa para realizar solicitações e receber o benefício. Beneficiários com direito ao programa e que estejam passando pelo processo de Hormonização poderão solicitar medicamentos via Benefício Farmácia.