Portal do Beneficiário

27/01/2021 11:20

Você cuida das suas emoções e sentimentos assim como cuida do seu corpo?

Se tem um assunto que permaneceu em alta ao longo de todo o ano de 2020 foi a saúde. Com a pandemia da Covid-19 transformando o nosso dia a dia, tentamos entender o que era o novo coronavírus, buscamos informações sobre como nos proteger, acompanhamos com expectativa cada etapa do desenvolvimento das vacinas. E se por um lado foi primordial cuidar da nossa saúde física, também não podemos esquecer de outro aspecto fundamental para nosso bem-estar integral: a saúde mental. É exatamente esse o ponto da campanha Janeiro Branco, idealizada por um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG) para promover um pacto pela saúde mental.

Sabe como é: virada de ano, virada de página. Temos uma folha em branco, mais conhecida por 2021, para preencher com novas metas – e por que não usarmos essa oportunidade para cuidar da nossa mente assim como cuidamos do nosso corpo? “Saímos de um ano complicado. Ainda vivemos sob os efeitos da pandemia, quarentena e afastamento social, e, mesmo com muitas expectativas a respeito das vacinações, o problema ainda não acabou”, comenta a psicóloga credenciada Maria Clara Bodroghy Pereira Leite. Os números refletem o impacto da pandemia em nossa saúde mental – em 2020, registramos um aumento nas internações psiquiátricas, 38% acima do ano anterior.

A profissional credenciada em Macaé (RJ) explica que “campanhas como a Janeiro Branco reforçam a necessidade de atenção aos cuidados com a saúde emocional, com intuito de desmitificar doenças e esclarecer a população sobre os sintomas, causas e consequências dos transtornos mentais, possibilitando que a população possa buscar orientação e tratamento sempre que necessário”.

A ideia é: se a gente se sente confortável em relatar para um médico sintomas físicos, com o intuito de descobrir o que aquela dorzinha insistente pode significar, para cuidarmos da nossa saúde mental precisamos estar dispostos a fazer o mesmo com nossos sentimentos e emoções. “Falar sobre saúde mental é falar do modo como nos relacionamos no mundo, nossas relações, nossa postura diante do mundo. É falar sobre sofrimentos, mas também sobre alegrias”, disse a terapeuta, comentando ainda que compartilhar emoções e sentimentos pode ser uma prática incentivada desde a infância. “Uma boa alimentação, boas horas de sono, fazer atividades físicas e ter algum tipo de lazer também são essenciais para manter o equilíbrio emocional”, completou.

Atendimento no consultório ou sem sair de casa

Nossos beneficiários podem contar com a nossa rede credenciada para cuidar da mente assim como cuidam do corpo – quem não quer ter uma saúde integral, dos pés à cabeça, não é? São mais de 700 consultórios de psicologia, cerca de 180 psiquiatras e outros 140, aproximadamente, do ramo da psicoterapia.

Nem a distância nem as fronteiras são um limite caso não encontre um credenciado na sua região. Em 2020, no meio da pandemia, lançamos mais uma modalidade de atendimento on-line. Por meio da Amparo Tech e com autorização dos conselhos de classe, passamos a oferecer como serviço o teleatendimento eletivo (pré-agendado) com profissionais da nossa rede credenciada, inclusive psicólogos e psiquiatras.

“Acredito que esse é um caminho sem volta. Cada paciente é único - alguns se adaptaram bem, outros demonstraram alguma resistência. Cabe a nós, terapeutas, avaliar quais casos devem ou não permanecer na modalidade de atendimento por videochamada”, conta Maria Clara, que também aproveitou a conversa para elogiar a qualidade da plataforma que escolhemos para atendimento on-line.

Como agendar uma consulta on-line

Utilizar a plataforma Amparo Tech é simples.

1. Acesse https://portal.amparo.tech e faça o login com o número da sua carteirinha e seu CPF. Usuários sem CPF ou que não tenham CPF cadastrado no plano de saúde devem ingressar com o CPF do titular. Depois que você entrar, a plataforma vai pedir para você criar uma nova senha.

tutAT_01.jpg

2. Depois do login na plataforma, você será direcionado para uma página com filtros para escolher com qual profissional deseja se consultar. Em seguida, serão exibidas as opções para agendamento, de acordo com a disponibilidade do profissional de saúde.

tutAT_02.jpg

3. Marcada a consulta, é só entrar na plataforma no dia e horário marcados e acessar o consultório virtual. Para facilitar o processo, após o agendamento você receberá uma confirmação por e-mail, com um botão de acesso ao consultório virtual.

tutAT_03.jpg

Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda com a plataforma, acesse https://intercom.help/amparotech/pt-BR.

Ver todas as notícias
Whatsapp