Portal do Beneficiário

10/03/2022 09:48

Veja quanto será a atualização anual das contribuições fixas em 2022

Tempo de leitura: 3 minutos

Nessa notícia você verá sobre:

1. Percentual de atualização neste ano
2. Manutenção da relação de custeio do plano
3. Novas tabelas vigentes a partir de 1º de março de 2022
4. Como o VCMH é calculado e acesso à pesquisa do IESS

A partir deste mês de março, as contribuições fixas do nosso plano - que custeiam os atendimentos de grande risco - serão atualizadas em 0,7%, de acordo com o Índice de Variação de Custo Médico-Hospitalar (VCMH), apurado até março de 2021. Essa atualização acontece a cada ano, em março, conforme previsto na cláusula 31 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020-2022 das patrocinadoras.

Lembramos que nosso plano possui formação de preço pós-estabelecido, com rateio parcial das despesas entre beneficiários e patrocinadoras. É importante destacar que a atualização da contribuição fixa (grande risco) não altera a relação prevista de custeio do plano, atualmente vigente em 60% por parte das patrocinadoras e 40% por parte dos beneficiários.

Nova tabela de grande risco

Confira as novas tabelas vigentes a partir de 1º de março de 2022 e veja quanto será sua contribuição fixa - clique na imagem para ampliar:

GR60x40-mar22.webp

GR-SEMPETROS-mar22.jpg

GR-RN279-mar22.jpg

Como o VCMH é calculado?

O índice VCMH é apurado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), referência no mercado de saúde. Esse índice é amplamente utilizado no país, sendo o referencial adotado pela Petrobras nos últimos anos para atualização das tabelas. Para cálculo do índice, é considerada a despesa média por beneficiário em um período de 12 meses encerrados, diminuindo assim os efeitos do impacto da inflação médica no custeio do plano.

Para atualização da nossa tabela, foi considerado o período encerrado em março de 2021. A pesquisa, publicada no site da IESS, utilizou como amostra mais de 719,9 mil beneficiários de operadoras de abrangência nacional, comparando a frequência de utilização com os preços dos serviços de saúde.

VCMH2021-ItemDespesa.jpg

Ver todas as notícias
Whatsapp