Portal do Beneficiário

07/10/2020 11:00

Saúde na terceira idade: conheça Seu Nonô, apaixonado por corrida

Em outubro, são celebrados o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade, estabelecido pela ONU, ambos no dia 1º. Por isso, ao longo deste mês, a AMS realizará diversas ações voltadas para a saúde da terceira idade, com lives e matérias que destacarão a promoção do envelhecimento saudável e ativo. Para iniciar nossa série especial, compartilhamos o valioso exemplo de Claudionor Xavier, também conhecido como Seu Nonô, de 85 anos, morador de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.

A prática de atividade física está presente na vida de Seu Nonô desde a juventude. “Desde a adolescência, sempre gostei de jogar futebol. Joguei até os 47 anos, quando me apaixonei pela corrida de rua. É um esporte democrático: você corre sozinho, não precisa de companheiro, de equipe, de nada. Basta ter vontade de correr”, diz. Seu Nonô, então, começou a treinar com o foco de completar uma maratona, objetivo que cumpriu pela primeira vez aos 50 anos. E não parou por aí: no total, foram 21 maratonas, Brasil afora, em cidades como Rio de Janeiro, Ribeirão Pires (SP) e Porto Alegre (RS).

Aliás, para Seu Nonô, conhecer locais e fazer amizades são atrativos da corrida. Apesar da possibilidade de praticar o esporte sozinho ser um facilitador, a experiência torna-se mais completa quando compartilhada. “Hoje, continuo correndo, mas diminuí as distâncias das minhas corridas. Corro para manter a forma física, para fazer amizades e passear por aí, conhecer lugares e cidades”, conta.

Vida saudável e ativa: comece já!

A mensagem de Seu Nonô vale tanto para jovens quanto para idosos: sempre é tempo de buscar uma vida saudável e ativa. “Para correr, não tem idade: se você está com saúde e faz check-ups, pode começar a treinar”, afirma. O conselho é o mesmo para aqueles que preferem outras atividades: “Não é só a corrida que faz bem: qualquer exercício físico é bom para você manter a sua forma e gozar de saúde e bem-estar. A mensagem que posso passar para todos é que é preciso ter samba no pé e determinação! O importante é a atividade física”.

Ver todas as notícias
Whatsapp