Portal do Beneficiário Área do Credenciado

27/01/2023 15:29

Saúde mental: a vida pede equilíbrio entre necessidades físicas, mentais e emocionais

Já teve a impressão de que faltam horas nos seus dias? E a sensação de estar equilibrando vários pratos ao mesmo tempo, se desdobrando para não deixar nenhum cair? Afinal, tem trabalho, estudo, cuidar da casa, dos filhos, dos pais, fazer exercícios, ir ao médico, ficar por dentro das notícias, séries e filmes... Ufa! Em um mundo cada vez mais dinâmico e acelerado, precisamos buscar o equilíbrio entre as necessidades físicas, mentais e emocionais para viver com mais bem-estar e saúde mental. Esse é o foco da campanha de Janeiro Branco deste ano.

EquilibrioVida_miolo.webp

O caminho para uma vida mais equilibrada passa pelo autoconhecimento, o processo de passar a compreender nossos próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos. Isso inclui reconhecer nossas necessidades, desejos e limites, bem como entender como nossas ações e decisões afetam nossa vida.

Quando temos um melhor entendimento de nós mesmos, conseguimos tomar decisões mais conscientes e saudáveis, como priorizar atividades que nos fazem sentir bem ou evitar situações que nos causam estresse desnecessário, além de agir com maior clareza emocional em momentos em que a tensão e o conflito são inevitáveis.

Ressaltamos a importância de buscar ajuda profissional quando necessário. Infelizmente, muitas pessoas ainda têm vergonha e relutam em fazer isso, mas temos que quebrar esse estigma e cuidarmos da nossa mente assim como cuidamos do nosso corpo. Consulte nossa ferramenta de busca rede credenciada para encontrar um profissional ou unidade de saúde perto de você.

Ver todas as notícias
Whatsapp

Inscreva-se para receber notificações!

Quer receber as últimas notícias da Saúde Petrobras?