Portal do Beneficiário

07/10/2020 11:00

Saúde em foco: saúde do coração na terceira idade

A AMS Petrobras promoveu, na ultima segunda-feira, mais uma palestra on-line da série Saúde em Foco. Por meio da iniciativa, o plano de saúde almeja levar conhecimentos relevantes sobre saúde e bem-estar aos seus beneficiários. Desta vez, o tema do evento foi “Saúde do Coração na Terceira Idade”. A atenção no público idoso faz parte de uma ação especial do Portal AMS para o mês de outubro chamada Saúde na Terceira Idade.

O bate-papo foi comandado por Cristiana Guerra, gerente de Relacionamento e Conteúdo de Saúde da AMS Petrobras. O palestrante convidado foi Rodrigo Mousinho, médico cardiologista do setor de emergência do Hospital Pró-Cardíaco.

O encontro teve aproximadamente uma hora de duração e contou com a presença de 550 beneficiários, que enviaram cerca de 120 perguntas por meio do chat da plataforma Teams. Além disso, a palestra on-line foi avaliada com uma nota de 4,77 de 5 pelos participantes que responderam à pesquisa de satisfação.

Ao longo de sua apresentação, Mousinho desmistificou temas como hipertensão, colesterol, infarto e AVC. Segundo o cardiologista, 80% das doenças crônicas estão relacionadas ao estilo de vida. Mousinho também alertou que os fatores de risco do coração estão ligados, em sua maioria, a hábitos modificáveis. “Existem vários fatores que precisam ser modificados para a redução do risco de problemas cardiovasculares, como controlar a pressão arterial, monitorar o colesterol, controlar ou prevenir o diabetes, se alimentar adequadamente, controlar o peso, praticar exercícios físicos e não fumar”, comentou.

Ao ressaltar a importância da atividade física, o especialista fez questão de ilustrar sua explicação com a foto de um idoso realizando exercícios em casa com o próprio peso corporal, sem o auxílio de aparelhos, demonstrando que é possível se manter ativo e saudável de forma fácil e em todas as idades. “O exercício físico deve ser praticado em torno de 150 minutos por semana, no mínimo. Ele deve contemplar exercícios aeróbicos, como caminhada, bem como os de fortalecimento muscular por pelo menos duas vezes na semana”, recomendou.

O fim da live foi reservado para uma sessão de Perguntas e Respostas. Devido ao grande número de dúvidas, Cristiana indicou uma alternativa para os beneficiários que não tiveram seus questionamentos sanados. “Para as perguntas que não foram respondidas por uma questão de tempo, pedimos para que acessem nossos canais de relacionamento oficiais, que podem ser encontrados na aba Contatos do Portal AMS”, disse.

Ver todas as notícias
Whatsapp