Portal do Beneficiário Área do Credenciado

31/05/2023 08:23

Saúde bucal e tabagismo: entenda por que essa relação não combina

Quando falamos das consequências do tabagismo é normal pensarmos imediatamente nas doenças pulmonares e cardíacas, mas o consumo de cigarros pode afetar quase todos os órgãos do nosso corpo, inclusive comprometer a nossa saúde bucal. Afinal, você já parou para pensar que cada sopro de fumaça passa pelos lábios, língua, dentes e gengivas antes de entrar no corpo?

Doenças gengivais, perda óssea, cáries, manchas em dentes e língua, diminuição do paladar e mudanças de cor nas mucosas são algumas das alterações bucais causadas pelo tabaco, isso sem falar no câncer de boca. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), publicados este ano, o câncer da cavidade oral ocupa a oitava posição entre os tipos mais frequentes da doença, desconsiderando os tumores de pele não melanoma. Os números também reforçam a importância dos cuidados preventivos, já que são estimados mais de 15 mil novos casos no Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025.

Os cigarros eletrônicos, com dispositivos de vaporização, também não são aliados da saúde bucal, mesmo não produzindo fumaça. Isso porque os vapores podem conter solventes e aromatizantes de segurança desconhecida, e o açúcar usado para promover os sabores doces é um risco para o aumento de cáries.

Cuidados preventivos

A prevenção das doenças bucais inclui hábitos saudáveis, como evitar fumo e álcool.

No caso de pacientes fumantes, os cuidados devem ser redobrados, e é necessário manter o acompanhamento regular com o dentista. Dessa forma, o profissional poderá reconhecer e tratar em fases iniciais as eventuais alterações causadas pelo tabaco.

Veja quatro orientações importantes:

1

Consultas frequentes com o dentista;

2

Higiene bucal criteriosa para diminuir os efeitos prejudicais do cigarro;

3

Autoexame em todas as partes da boca;

4

Atenção especial e busca de ajuda profissional em caso de feridas ou úlceras bucais que não cicatrizam há mais de 10 dias.

Se você ainda não tem um dentista para cuidar da sua saúde bucal, consulte nossa ferramenta de busca rede credenciada e encontre o profissional ou clínica odontológica mais perto de você.

Ver todas as notícias
Whatsapp

Inscreva-se para receber notificações!

Quer receber as últimas notícias da Saúde Petrobras?