10/06/2024 08:00
Regras para prescrição e venda de medicamentos à base de zolpidem mudarão a partir de 1º de agosto
Informamos que, em 1º de agosto de 2024, entrarão em vigor novas regras para prescrição e venda de medicamentos à base de zolpidem, conforme definido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A partir dessa data, será necessária uma Notificação de Receita B, na cor azul, para adquirir qualquer dosagem de produtos com essa substância.
Pela regra atual, produtos com até 10mg de zolpidem, por dose, podem ser comercializados com receita branca. O aumento da restrição ocorrerá devido a relatos de uso irregular e abusivo do zolpidem.
Indicado para tratamento de curta duração da insônia, o zolpidem atua no sistema nervoso central e possui propriedades sedativas, relaxantes e ansiolíticas. Seu uso prolongado pode causar dependência.
Orientamos nossas beneficiárias e beneficiários que utilizam medicamentos à base de zolpidem a entrarem em contato com seus médicos para regularização das receitas, evitando a interrupção do tratamento. Para emitir Notificação de Receita B, na cor azul, o médico precisa estar previamente cadastrado na vigilância sanitária local, então não deixe para a última hora.