11/04/2024 16:17
Prevenção em foco: entenda o novo modelo do PASA e conheça o novo Programa Cuidar | Atenção Primária
Iniciamos o segundo trimestre do ano com duas novidades nos nossos programas complementares que vão promover a prevenção e preservação da saúde, buscando proporcionar mais qualidade de vida para nossas beneficiárias e beneficiários. Uma delas já estava prevista no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023-2025: o novo modelo de operação do Programa de Avaliação da Saúde do Aposentado (PASA). A segunda é notícia fresquinha: o Programa Cuidar | Atenção Primária, disponível para todo mundo que tem nosso plano, não importa a idade ou região.
Confira abaixo os benefícios incluídos nesses dois programas que têm em comum a isenção de coparticipação em todos os serviços realizados por meio deles (consultas, exames e/ou procedimentos). Mais cuidado e prevenção sem qualquer custo adicional!
Programa de Avaliação da Saúde do Aposentado (PASA)
O PASA consiste em uma avaliação médica anual, semelhante ao exame periódico dos empregados ativos, adaptada às novas necessidades dos titulares aposentados (de qualquer idade) e dos pensionistas acima de 60 anos. O que muda agora é o modelo de operação, conforme previsto no Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025, que passa a incluir estratégias de atenção primária à saúde, em alinhamento às recomendações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A avaliação médica anual será realizada com um médico de família, que coordenará toda a jornada de saúde de quem participar do programa, indicando os exames preventivos necessários e montando, na consulta de retorno, um plano individual de cuidados.
O participante PASA poderá realizar, uma vez ao ano, com isenção de coparticipação:
• Uma consulta + retorno com um médico de família
• Uma consulta + retorno com urologista ou ginecologista (na rede credenciada)
• Pacote de exames preventivos
O convite para a avaliação médica anual será enviado no mês do aniversário (confira o cronograma excepcional para 2024), e o participante terá até 90 dias corridos após a consulta com o médico de família para realizar os exames por meio do PASA.
Em cidades com unidades do Sírio-Libanês associadas ao PASA, o atendimento (consultas e exames) poderá ser realizado de forma presencial ou de forma remota (app Paciente Sírio-Libanês), se o participante assim preferir.
No caso de cidades sem unidades, as consultas com o médico de família acontecem de forma remota, por videochamada, e os exames devem ser realizados na rede credenciada local, após emissão do pedido médico do programa.
Nesse primeiro momento, o atendimento presencial do PASA acontece na cidade de São Paulo, nas unidades do Sírio-Libanês associadas ao programa. Está prevista a expansão do atendimento presencial para as cidades do Rio de Janeiro e de Salvador até o final de 2024.
Atenção: o Hospital Sírio-Libanês continua não fazendo parte da nossa rede credenciada. Em casos de urgência ou emergência, orientamos que os beneficiários busquem hospitais credenciados nas suas regiões.
Consulte um tutorial passo a passo para usar o app Paciente Sírio-Libanês.
Prefere ficar por dentro por meio de uma apresentação? Assista à gravação da nossa live sobre o PASA:
Programa Cuidar | Atenção Primária
O Programa Cuidar | Atenção Primária é uma iniciativa que proporcionará um plano terapêutico contínuo para todos os beneficiários: titulares, dependentes, empregados da ativa, aposentados, idosos, crianças, adolescentes. Todo mundo que tem Saúde Petrobras!
Pensando na continuidade do cuidado, iremos convidar os participantes do PASA a se inscrever no Programa Cuidar | Atenção Primária. Assim, além de manter os benefícios do PASA, essas pessoas passarão a ter acesso aos benefícios do Programa Cuidar | Atenção Primária.
Nesse programa também temos como parceiro o Sírio-Libanês. O acompanhamento com médico de família e time de saúde multidisciplinar poderá ocorrer em modelo 100% remoto, pelo aplicativo Paciente Sírio-Libanês, ou modelo híbrido, combinando o app com as unidades físicas.
Como já adiantamos, todos os benefícios incluídos nesse programa são isentos de coparticipação:
• Coordenação do cuidado realizada por um time de saúde, com monitoramento contínuo ao longo do ano e prontuário eletrônico único que integra informações do atendimento remoto e presencial;
• Definição de um plano terapêutico personalizado para as necessidades de saúde, com ações preventivas que estimulam o autocuidado;
• Acesso a um time de saúde multidisciplinar: consultas ilimitadas com médicos e enfermeiros de família; e, mediante necessidade e indicação, atendimentos com fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos;
• Procedimentos ambulatoriais de baixa complexidade nas unidades físicas: terapêuticos (administração de medicação, curativos, retirada de pontos, remoção de cerume, retirada de corpo estranho etc.) e diagnósticos (aferição de sinais vitais, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, antropometria, exame de Papanicolau etc.);
• Pronto atendimento digital 24h exclusivo