11/10/2023 09:43
Outubro Rosa: saiba como o acompanhamento odontológico pode ajudar no tratamento contra o câncer
Você sabia que a cada três casos de câncer um deles pode ser curado se for descoberto em fases iniciais? Esse dado do Instituto Nacional do Câncer (INCA) reforça a importância de campanhas como o Outubro Rosa, que compartilha informações e promove a conscientização sobre o câncer de mama.
Além de ser o tipo mais comum, depois do câncer de pele, a neoplasia mamária também é a principal causa de mortes por câncer em mulheres, com estimativa de mais de 73 mil novos casos em 2023. Embora os números sejam preocupantes, o risco pode ser reduzido com alguns fatores de proteção, como manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar.
Exames complementares podem ser recomendados pelo médico para rastreamento e diagnóstico da doença, a fim de que o tratamento seja iniciado o quanto antes. E o que muitos não sabem é a importância do acompanhamento odontológico durante o tratamento contra o câncer.
O ideal é que o paciente passe por uma avaliação profissional antes mesmo de começar o tratamento.
Veja como o dentista pode atuar
- Trabalhar de forma conjunta com o médico responsável pelo tratamento oncológico do paciente para compreender todo o processo que será adotado, bem como as medicações prescritas e seus possíveis efeitos sobre a região bucal.
- Identificar eventuais doenças e orientar sobre a higiene oral e das próteses, para evitar o risco de infecções, sintomatologia e incômodos dentários e bucais, além de ajudar a controlar a dor.
- Adotar cuidados preventivos, paliativos e curativos necessários para minimizar os danos do tratamento na cavidade bucal, já que tanto a quimioterapia quanto a radioterapia têm o potencial de agravar problemas bucais pré-existentes ou desencadear outros, como: dentes, gengivas e mucosa sensíveis; perda de paladar; mucosite (feridas); xerostomia (boca seca); infecção por fungos (candidose ou sapinho) e cárie de radiação.
Se você ainda não tem um dentista para cuidar da sua saúde bucal, consulte nossa ferramenta de busca rede credenciada e encontre o profissional ou clínica odontológica mais perto de você.
Ver todas as notícias