Portal do Beneficiário Área do Credenciado

19/10/2022 11:30

Outubro Rosa: 4 dicas importantes sobre a realização do exame de mamografia

Você sabia que é possível reduzir o risco de ter câncer de mama? Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar são alguns dos fatores de proteção, além de conhecer e observar as mamas a ponto de conseguir identificar alguma alteração no formato ou textura delas.

Mas, além da atenção com o próprio corpo, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) recomenda que mulheres de 50 a 69 anos com baixo risco de câncer façam o exame de mamografia a cada dois anos, como forma de rastreamento para identificar se existem lesões que ainda não podem ser palpadas clinicamente, ou seja, menores que 1cm. Já as mulheres com alto risco devem ser avaliadas individualmente pelo médico.

Aproveite a campanha Outubro Rosa para colocar os seus exames preventivos em dia. Converse com o médico que coordena o seu cuidado para conhecer os benefícios e possíveis riscos da mamografia de rastreamento. E, juntos, decidam o que é melhor para você.

Caso tenha indicação, confira quatro dicas que reunimos para a realização do exame:

  1. A mamografia não causa dor, apenas um desconforto ao pressionar as mamas;
  2. Recomenda-se que o exame seja realizado uma semana após a menstruação, quando os seios estão menos sensíveis;
  3. Caso não seja a sua primeira mamografia, é importante levar os exames antigos para que o médico possa comparar os resultados;
  4. Após a mamografia, que dura cerca de 15 a 30 minutos, a paciente pode retornar às suas atividades de rotina normalmente.

Saiba onde fazer a sua mamografia

Para encontrar um credenciado que realiza o exame de mamografia, você pode utilizar a busca avançada do nosso Busca Rede Credenciada, selecionando pelo código ou pela descrição do procedimento, que filtra o tipo de estabelecimento e especialidade que será pesquisada.

Esse processo é prático e rápido, mas facilitamos ainda mais para você: consulte aqui a lista de rede referenciada para o exame de mamografia nas principais cidades.

Valores reduzidos em mamografia digital

Uma de nossas iniciativas para contribuir ainda mais com o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos beneficiários é a parceria com laboratórios para a realização do exame de mamografia digital com valores reduzidos.

Confira os nossos parceiros:

- Anna Paola Noya Gatto (BA)

- Centro de Imagem e Diagnóstico - antigo Delfin (BA)

- Cepem (RJ)

- Labs A+ (RJ)

- MedMedicina (BA): WhatsApp: (71) 98504-0058 / Telefones: (71) 3354-6882 e (71) 3353-0759

Para mais informações, consulte a cartilha do INCA sobre câncer de mama.

Ver todas as notícias
Whatsapp

Inscreva-se para receber notificações!

Quer receber as últimas notícias da Saúde Petrobras?