Portal do Beneficiário Área do Credenciado

17/11/2023 15:25

Novembro Azul: sabia que a chance de cura para diagnósticos precoces do câncer de próstata é de 90%?

Prevenir é a chave quanto falamos de câncer. E isso não é diferente com o câncer de próstata, que tem taxa de cura de 90% – desde que diagnosticado precocemente, na fase inicial, antes do paciente apresentar sintomas. É por isso que a conscientização é tão importante, realizada por meio da campanha Novembro Azul, mês em que se celebra o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17/11).

Alguns números que reforçam a importância da prevenção, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia: em 2023, serão diagnosticados cerca de 71 mil novos casos de câncer de próstata. É preciso atenção com a próstata, mas lembramos que é fundamental cuidar da saúde como um todo: física, mental e emocional.

A prevenção começa com a adoção de um estilo de vida saudável e a conscientização sobre os fatores de risco envolvidos. Veja três formas de cuidar da saúde preventivamente:

1) Fazer acompanhamento regular, inclusive exames
A detecção precoce é fundamental. A partir dos 50 anos, pessoas com próstata devem fazer acompanhamento regular com o médico que coordena o seu cuidado, realizando os exames orientados (toque retal e/ou antígeno prostático específico - PSA) indicados de acordo com o seu histórico de saúde. A depender do histórico familiar, o rastreio começa até mesmo antes dos 45 anos.

2) Conhecer o corpo e identificar sintomas
Os sintomas comuns do câncer de próstata são: dificuldade em urinar, dor ou desconforto ao urinar, sangue na urina ou no sêmen, e dor na região lombar. Se sentir algum desses sintomas, procure orientação médica.

3) Gerenciar o estresse
O estresse crônico pode afetar negativamente o sistema imunológico e contribuir para problemas de saúde, incluindo o câncer. Práticas como meditação, ioga e atividades relaxantes são benéficas para sua saúde e ajudam a diminuir o estresse. Em caso de dificuldades para gerenciar o estresse ou sinais de ansiedade e/ou depressão, procure ajuda.

Adotar um estilo de vida saudável, realizar exames regulares e manter-se informado são passos indispensáveis para proteger a saúde e viver com mais bem-estar.

Ver todas as notícias
Whatsapp

Inscreva-se para receber notificações!

Quer receber as últimas notícias da Saúde Petrobras?