Portal do Beneficiário

21/05/2021 11:35

Mês do uso racional de medicamentos: confira dicas e teste seus conhecimentos

Consumir um medicamento indicado por um amigo ou por conta própria parece uma prática inofensiva, mas, para o organismo, o hábito pode gerar efeitos colaterais a curto e longo prazo. A recorrência da automedicação é uma das práticas que levaram à criação do dia internacional do uso racional de medicamentos, promovido em maio.

Para Graziele Scofano, farmacêutica da Saúde Petrobras, um dos cuidados primordiais ao lidar com os remédios é uma conversa esclarecedora durante a consulta médica. É o momento em que todas as dúvidas devem ser sanadas para evitar riscos de consumo equivocado. No vídeo abaixo, a profissional aponta as principais orientações para utilizar medicamentos de forma consciente. Confira:

O contexto da Covid-19 também acende o alerta da conscientização. “Com a pandemia, a busca desenfreada por tratamento tem aumentado a automedicação e suas consequências, que vão muito além do aumento de reações adversas. Nunca foi tão importante a orientação sobre o uso correto e racional dos medicamentos para a população”, explica Graziele.

Entre outros pontos que configuram a utilização irracional dos remédios estão o consumo excessivo, o armazenamento irregular, além do descarte inadequado no meio ambiente, que também pode prejudicar profissionais que lidam diretamente com os resíduos. Por isso a importância de buscar os postos de coleta das drogarias em vez de direcionar os medicamentos para o lixo comum.

Ter em mente o uso consciente dos remédios é fundamental na hora de utilizar o Benefício Farmácia. “O programa oferece aos nossos beneficiários acesso a uma ampla lista de medicamentos para o tratamento das principais doenças crônicas não transmissíveis, além dos medicamentos de cobertura obrigatória pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)”, comenta a farmacêutica.

Preparamos um quiz para você testar os seus conhecimentos em relação ao uso correto dos medicamentos. Vamos começar? Clique aqui.

Baixe também nossa cartilha educativa e compartilhe com família e amigos.

Ver todas as notícias
Whatsapp