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24/11/2022 17:00

Lançamos o novo modelo de operação do Benefício Farmácia para todas as patrocinadoras

Tempo de leitura: 5 minutos

Nessa notícia você verá sobre:

1. Qual é a principal novidade no Benefício Farmácia
2. Como adquirir o medicamento diretamente na farmácia
3. Situações em que será possível solicitar rembolso
4. Medicamentos que ainda poderão ser solicitados via delivery
5. Custeio do programa
6. Dúvidas e tutorial passo a passo

Chegou o momento que todos esperavam: a partir desta sexta-feira (25/11), lançamos o novo modelo de operação do Benefício Farmácia para quem é vinculado à Petrobras, Termobahia e PBIO. Com isso, todos os beneficiários das nossas patrocinadoras poderão adquirir medicamentos diretamente no balcão de mais de 19 mil farmácias em todo o Brasil, pagando na hora apenas o valor da coparticipação.

Essa é a terceira fase de lançamento: a primeira aconteceu em 29/09, para TBG, e a segunda, em 28/10, para Transpetro. Com base nos comentários dos beneficiários vinculados à essas patrocinadoras, fizemos ajustes e aprimoramos os processos para melhorar a experiência com o programa e com nosso plano.

Como adquirir o medicamento diretamente na farmácia

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É simples: é só apresentar, no balcão de uma farmácia credenciada à Funcional, nossa parceira nesse programa, a carteirinha e a receita médica ou odontológica em nome do mesmo beneficiário.

O balconista irá escanear a receita. No entanto, caso a loja não possua o equipamento para isso, o beneficiário deverá cadastrar a receita no Portal do Beneficiário, em Programas Complementares > Benefício Farmácia > Receitas.

No caso de medicamentos que requeiram análise técnica, é necessário acessar antes o Portal do Beneficiário (Programas Complementares > Benefício Farmácia > Análise Técnica), anexando receita, relatório médico e laudos. O resultado sai em até dois dias úteis. Caso a solicitação seja aprovada, basta se dirigir à farmácia credenciada e adquirir o medicamento, pagando somente a coparticipação.

Acesse a lista de farmácias credenciadas no Portal do Beneficiário (Programas Complementares > Benefício Farmácia > Buscar Rede Credenciada).

Reembolso de medicamentos

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Ainda será possível solicitar reembolso do Benefício Farmácia. Isso deve ser feito em algumas situações:

- Para produtos que fazem parte de programas de desconto dos laboratórios farmacêuticos;;
- Quando não há farmácia credenciada no município;
- Dificuldade de acesso à farmácia credenciada devido à localização ou outras condições;
- Em caso de falta de distribuição do medicamento na rede;
- Para tratamento de urgência com medicamento que requer análise técnica;
- Caso haja necessidade de compra emergencial fora do horário de atendimento das farmácias credenciadas disponíveis;
- Caso o usuário desconheça o novo modelo operacional;
- Caso farmácia desconheça o modelo de atendimento da Saúde Petrobras;

Atenção: caso o beneficiário encontre um medicamento mais barato em uma farmácia credenciada ou não credenciada, ele deve comprar o medicamento com valor reduzido e pedir reembolso posteriormente.

Além disso, compras realizadas até 28/09 (TBG), 28/10 (Transpetro) ou 24/11 (Petrobras, Termobahia e PBIO) somente podem ser consideradas na modalidade de reembolso, lembrando que o intervalo entre a data de emissão do cupom/nota fiscal e a abertura do pedido deve ser inferior a 180 dias.

A solicitação deve ser aberta no Portal do Beneficiário (Programas Complementares > Benefício Farmácia > Reembolso). O reembolso será feito via depósito na conta corrente do titular (não pode ser conta salário).

O infográfico abaixo traz um resumo sobre a modalidade:

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Em complementação à mensagem no rodapé do infográfico: as solicitações feitas pelo antigo Programa de Medicamentos estão válidas e podem ser acompanhadas pelo Portal do Beneficiário.

Modalidade de delivery

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Essa opção permanecerá disponível no Benefício Farmácia, sendo exclusiva para medicamentos oncológicos e medicamentos com preço unitário a partir de R$300,00, com base no Preço Máximo ao Consumidor (PMC) estabelecido pela Anvisa.

A solicitação deve ser aberta no Portal do Beneficiário (Programas Complementares > Benefício Farmácia > Delivery).

Atenção: pedidos já feitos anteriormente não devem ser abertos novamente - solicitações feitas pelo antigo Programa de Medicamentos estão válidas e podem ser acompanhadas pelo Portal do Beneficiário.

Custeio do programa

Toda essa praticidade não gerará custo adicional algum para nossos beneficiários. O custeio permanecerá o mesmo do pactuado em ACT: sem cobrança de contribuições mensais fixas relativas ao Benefício Farmácia.

Quando utilizar (compra na farmácia, delivery ou reembolso), o beneficiário arcará somente com a coparticipação, calculada considerando a faixa salarial do titular e o Preço Máximo ao Consumidor (PMC) do medicamento.

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Acesse a lista de farmácias credenciadas no Portal do Beneficiário (Programas Complementares > Benefício Farmácia > Buscar Rede Credenciada).

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