Portal do Beneficiário Área do Credenciado

15/08/2023 09:00

Gravidez e saúde bucal: entenda a importância do acompanhamento odontológico no pré-natal

Após a descoberta da gravidez a futura mamãe já começa a pensar nas ultrassonografias, exames de sangue e consultas médicas tradicionais do pré-natal. Mas você sabia que a lista de cuidados também deve incluir visitas periódicas ao dentista?

Isso porque o dentista é o profissional capacitado para analisar a boca da gestante e elaborar um planejamento de cuidados personalizado, considerando suas características especiais e doenças bucais preexistentes que podem ser agravadas pelas alterações hormonais e fisiológicas próprias da gravidez, como as cáries e a periodontite, que são capazes de ocasionar partos prematuros e perda de peso do feto, se não forem tratadas.

O melhor período para procurar o profissional é no segundo trimestre da gestação, pois a fase mais importante para a formação do bebê já estará concluída (primeiro trimestre) e ainda restam alguns meses até a data provável do parto. O pré-natal odontológico consiste em orientações gerais à grávida sobre o cuidado com a higiene bucal, tanto dela quanto do bebê, ajudando a prevenir futuros danos bucais nas crianças.

Em caso de emergência dentária, o dentista deve ser procurado imediatamente e estará apto para cuidar da gestante de forma especial, inclusive com a prescrição de anestésicos odontológicos próprios para o período da gestação e, se for o caso, indicação de um avental de chumbo para proteger a barriga da gestante e dar total segurança durante uma radiografia.

Além das visitas ao dentista, é importante que a gestante siga outros cuidados bucais em casa.

Mantenha a higiene bucal em dia

ilustracao1.pngManter uma higiene adequada na gravidez é a melhor forma de evitar problemas durante esse período, como a formação de placa bacteriana que pode ocasionar inflamações na gengiva. É necessário escolher o creme dental ideal, seguindo as recomendações do dentista, e realizar a escovação pelo menos três vezes ao dia, utilizando o fio dental diariamente para eliminar os restos de alimentos presos entre os dentes. Também é imporrtante usar escova macia e trocar sempre que as cerdas estiverem dobradas.

Escolha alimentos saudáveis

ilustracao2.pngAlém de ajudar a mãe a manter-se no peso ideal, prevenindo a diabetes e a hipertensão, uma alimentação saudável na gravidez é fundamental para garantir a saúde da boca neste período tão importante. Por isso, recomenda-se procurar um nutricionista para as devidas orientações, assim como evitar o consumo de doces e incluir na dieta alimentos como leite, peixes (como salmão e sardinha) e ovos, que podem aumentar os níveis de vitamina D e de cálcio no organismo, sendo ótimos para manter a gengiva e os dentes mais fortes.

Saiba mais:

Conheça a nossa cartilha de orientações odontológicas para gestantes

Baixe o guia de cobertura e serviços de apoio à gestação e ao parto

Ver todas as notícias
Whatsapp

Inscreva-se para receber notificações!

Quer receber as últimas notícias da Saúde Petrobras?