Portal do Beneficiário Área do Credenciado

01/04/2024 18:10

Fique por dentro da cobertura voltada para planejamento familiar: DIU, chip e cirurgia esterilizadora

Ter um filho? Uma duplinha da pesada? Um trio de ouro? Ou até mesmo nenhum filho? Nosso plano cobre procedimentos que possibilitam que nossas beneficiárias e beneficiários planejem a composição da sua família, seja programando a chegada de bebês ou evitando uma gravidez indesejada.

Além dos métodos contraceptivos e procedimentos cirúrgicos, cobrimos também consulta com ginecologista para aconselhamento e orientação sobre planejamento familiar, por meio da modalidade de pequeno risco.

Métodos contraceptivos

Oferecemos cobertura para duas opções de dispositivo intrauterino (DIU): não-hormonal e hormonal. No caso do DIU não-hormonal, o implante pode ser realizado com um profissional da rede credenciada ou, em caso de atendimento com não-credenciado, por meio da modalidade livre escolha, com solicitação posterior do reembolso pelo Portal do Beneficiário ou app Saúde Petrobras.

Já o DIU hormonal é disponibilizado por meio do Benefício Farmácia, assim como o chip hormonal contraceptivo subdérmico. Para usar o Benefício Farmácia, acesse o Portal do Beneficiário ou o app Saúde Petrobras.

Cirurgias de esterilização voluntária

Sabia que deixou de ser obrigatório o consentimento do cônjuge para a cirurgia esterilizadora (laqueadura tubária e vasectomia)? Para o procedimento ser autorizado, é necessário cumprir todos os itens abaixo:

□ Ter capacidade civil plena – para pessoas absolutamente incapazes, somente será autorizada mediante autorização judicial
□ Ter mais de 21 anos de idade OU dois filhos vivos
□ Manifestar a vontade até 60 dias antes da data prevista para a cirurgia esterilizadora ou para o parto, neste caso desde que observadas as devidas condições médicas
□ Assinar um termo manifestando vontade e ciência sobre riscos do procedimento, possíveis efeitos colaterais, dificuldades de reversão e opções de contracepção reversíveis
□ A manifestação da vontade não pode ocorrer durante alterações na capacidade de discernimento por influência de álcool, drogas, estados emocionais alterados, ou incapacidade mental temporária ou permanente
□ Se laqueadura, a cesárea não pode ser indicada com fim exclusivo de esterilização

O formulário para declarar a existência de filhos vivos e os termos de consentimento para realização da laqueadura ou da vasectomia estão disponíveis na página de Declarações e Formulários, aqui no nosso site. Esses documentos precisam ser impressos, preenchidos e assinados pela beneficiária ou beneficiário que passará pelo procedimento, sendo entregues junto com a solicitação de autorização para a cirurgia esterilizadora.

Ver todas as notícias
Whatsapp

Inscreva-se para receber notificações!

Quer receber as últimas notícias da Saúde Petrobras?