Portal do Beneficiário Área do Credenciado

21/11/2023 10:11

Entenda a importância da saúde bucal no controle do diabetes

Muito se fala sobre o diabetes, mas poucos sabem que a saúde bucal está diretamente relacionada ao controle da doença, já que condições como gengivite e periodontite podem alterar o nível glicêmico nos pacientes, interferindo no tratamento. Nesses pacientes também são observados distúrbios de cicatrização e alterações fisiológicas, que reduzem a capacidade imunológica e aumentam a probabilidade de infecções.

Quando a glicemia está controlada e a higiene bucal em dia, algumas alterações comuns em pacientes diabéticos se apresentam de forma menos grave, como inflamação e infecção das áreas de sustentação dos dentes, gengivites, cáries que evoluem rapidamente, tártaro, perdas dentárias, diminuição da salivação, alteração do paladar, alteração dos microorganismos da boca, entre outras.

Por isso, os pacientes diabéticos devem ser tratados de forma interdisciplinar, com os cuidados médicos e odontológicos andando juntos. Por exemplo, antes de realizar determinados procedimentos odontológicos mais invasivos, é recomendada a solicitação de alguns exames laboratoriais, definidos pelo profissional, para verificar se existe alguma descompensação.

Além do acompanhamento regular com o dentista, seguindo a periocidade recomendada pelo profissional, é importante adotar outros cuidados, como:

1) Manter uma alimentação saudável;

2) Praticar atividade física;

3) Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia;

4) Utilizar fio dental diariamente;

5) Manter em dia as consultas com o médico que coordena o seu cuidado.

Se você ainda não tem um dentista para cuidar da sua saúde bucal, consulte nossa ferramenta de busca rede credenciada e encontre o profissional ou clínica odontológica mais perto de você.

Ver todas as notícias
Whatsapp