06/05/2024 15:17
Emergência climática no RS: saiba o que estamos fazendo para apoiar nossos beneficiários na região
Informamos que nossas equipes estão atuando com total dedicação para garantir a melhor assistência para as nossas benefíciárias e beneficiários do Rio Grande do Sul, em função do estado de calamidade provocado pelas fortes chuvas na região.
Confira abaixo nossas ações (atualizado em 17/05, às 11h48):
Situação da rede credenciada
Por medida de segurança, alguns parceiros da nossa rede credenciada estão operando em plano de contingência, com alteração temporária em seus atendimentos. Acompanhe a situação das principais unidades de saúde da região:
- Santa Casa de Porto Alegre: atendimento adulto e pediátrico para situações de urgência e emergência, e procedimentos eletivos retomados desde 14/05;
- Hospital Mãe de Deus: unidade José Alencar com todos os atendimentos suspensos / unidade Carlos Gomes com atendimento temporário de urgências e emergências, e procedimentos eletivos somente para hemodiálise e curativos;
- Hospital Divina Providência: atendimento somente para urgência e emergência;
- Hospital Ernesto Dornelles: atendimento somente para urgência e emergência e procedimentos eletivos somente para os serviços de oncologia, imunoterapia e hemodiálise;
- Hospital Regina: atendimentos eletivos suspensos, em funcionamento somente para urgência/emergência.
Essa situação pode se repetir com outros parceiros da nossa rede. Por isso, orientamos que nossas beneficiárias e nossos beneficiários da região busquem atendimento somente em casos de urgência e emergência, bem como, se possível, se informem sobre o funcionamento das unidades de saúde antes de se deslocarem.
Atendimento emergencial de baixa complexidade
Como alternativa, nossas beneficiárias e nossos beneficiários podem contar com o serviço de telemedicina do Einstein Conecta, que funciona 24 horas por dia, sem cobrança de coparticipação, e é indicado para urgências de baixa complexidade, como: dor de garganta, diarreia, náuseas, dor ao urinar, cólica menstrual, secreções, corrimentos, dores musculares, alergias e problemas de pele, ardor nos olhos, conjuntivite e dores de cabeça, além de suspeita de Covid-19 e dengue.
O Einstein Conecta está preparado para orientar sobre leptospirose (tratamento precoce, notificação e profilaxia), um risco para todos que tiveram contato com as águas das enchentes, inclusive aqueles que estão apoiando no resgate. Fique atento(a) aos sintomas, que, na maioria dos casos, começam a surgir de 7 a 14 dias após a exposição: febre; tosse; falta de apetite; diarreia; fotofobia; vermelhidão ou hemorragia conjuntival; dores de cabeça, ocular, muscular e nas articulações; e, mais raro, erupção cutânea, aumento do fígado e/ou baço, aumento de linfonodos.
Os demais parceiros da nossa rede credenciada direta e indireta podem ser consultados na ferramenta de Busca Rede Credenciada ou nosso aplicativo móvel.
Clique aqui para verificar os municípios inseridos na região de abrangência da rede indireta Unimed e ativar o cadastro
Cuide da saúde mental
Beneficiárias e beneficiários que precisarem de apoio psicológico podem contar com o pronto atendimento do Programa Cuidar | Saúde Mental, disponível 24h para maiores de 18 anos de idade, até mesmo para quem ainda não está inscrito nessa iniciativa.
Para acionar o pronto atendimento, totalmente isento de coparticipação, ligue para 0800-888-6598 ou clique no botão SOS do app Zenklub (disponível para Android e iOS).
Monitoramento de internados hospitalares, domiciliares ou assistidos por programas
Estamos monitorando diariamente cada caso dos pacientes internados nos hospitais das regiões afetadas e viabilizando, quando necessário e clinicamente possível, transferências com total segurança.
O mesmo monitoramento diário é realizado com beneficiárias e beneficiários inscritos no Programa de Atenção Domiciliar (PAD), para apoio e acolhimento. Identificamos que nenhum beneficiário que utiliza o PAD, seja na modalidade de internação ou assistência domiciliar, reside em áreas afetadas pelas enchentes.
Além disso, as equipes de cuidado das nossas empresas parceiras no Programa Cuidar estão realizando monitoramento ativo dos beneficiários do Rio Grande do Sul engajados nas iniciativas, ligando para oferecer suporte e assegurar a continuidade do cuidado.
Priorização na análise de autorizações médicas e odontológicas
Buscando agilizar o atendimento das nossas beneficiárias e beneficiários na rede credenciada, estamos priorizando a análise dos pedidos de autorização de procedimentos médicos e odontológicos a serem realizados no Rio Grande do Sul. Em média, os pedidos da região têm sido analisados em até 1 dia útil.
Estamos, ainda, atuando para revalidar senhas de autorização que, devido ao cenário, não puderam ser utilizadas pelos credenciados dentro do prazo do pedido original.
Continuidade do tratamento pelo Benefício Farmácia
Para assegurar a continuidade do tratamento de quem utiliza o delivery do Benefício Farmácia, entramos proativamente em contato com nossas beneficiárias e beneficiários das regiões afetadas para verificar possibilidade de entrega no endereço regular, informado no momento da solicitação do medicamento.
Além de, se necessário, redirecionar pedidos de delivery para endereços diferentes, também buscamos novos fornecedores para garantir a entrega dos medicamentos, e avaliamos diariamente a possibilidade de retirada em farmácias credenciadas ao Benefício Farmácia, caso a rota de entrega esteja interditada.
Prioridade na Central de Atendimento 24h (0800 728 3372)
Cientes da situação emergencial em que se encontram nossas beneficiárias e nossos beneficiários que residem no Rio Grande do Sul, nossa Central de Atendimento 24h está priorizando o atendimento às ligações com os DDDs abaixo, que abrangem as seguintes regiões:
DDD 51: Porto Alegre e região metropolitana.
DDD 53: Região Sul do estado, incluindo cidades como Pelotas e Rio Grande.
DDD 54: Região Nordeste do estado, com cidades como Caxias do Sul e Bento Gonçalves.
DDD 55: Demais cidades do estado.
Flexibilização do reembolso livre escolha
Reconhecendo as dificuldades enfrentadas pela população local, estamos dispensando, temporariamente, o envio das documentações usualmente exigidas para reembolso de atendimentos realizados por profissionais e unidades de saúde que não fazem parte da nossa rede credenciada, dentre elas:
- Pedido médico para exames complementares;
- Relatório para honorários médicos; e
- Planejamento Terapêutico para terapias seriadas.
Orientamos que a solicitação de reembolso livre escolha seja aberta no Portal do Beneficiário com a documentação disponível em mãos, já que nossa equipe está preparada para compreender as limitações atuais e, se necessário, entrar em contato para fornecer orientações adicionais ou solicitar informações complementares.
Reforçamos que essa flexibilização é uma medida excepcional, válida até o final do mês de julho, exclusivamente para os beneficiários do estado do Rio Grande do Sul.
Ajuda aos afetados pelas chuvas
Lamentamos a situação e nos solidarizamos às pessoas afetadas pelas chuvas, aderindo às mobilizações para arrecadar doações em dinheiro e itens em geral.