Portal do Beneficiário

06/11/2020 16:58

Dia Nacional do Riso: você já sorriu hoje?

Quem ri, por último ou não, vive melhor. Ao menos é isso que os médicos e especialistas dizem. Em homenagem ao Dia Nacional do Riso, comemorado neste dia 6 de novembro, reunimos alguns dos principais motivos para você usufruir do melhor remédio que há quando o assunto é qualidade de vida, sobretudo em tempos de pandemia.

O ato de rir possui efeitos positivos em todo o nosso organismo, desde a prevenção de rugas até a diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Além disso, também influencia no âmbito social, pois nos ajuda a solucionar eventuais conflitos e a combater o estresse, a ansiedade e a depressão. Confira:

Previne as rugas e melhora a digestão

Durante uma risada, movimentamos 12 músculos faciais. Em uma gargalhada, 24. E ao gargalhar e falar, são 84 músculos. Esse trabalho muscular estica a pele da região facial, prevenindo o surgimento de rugas. Ao mesmo tempo, os músculos abdominais também são ativados. Essa reação traz benefícios para a digestão e revigora a atividade hepática, segundo artigo publicado no Portal Educação pelo nutricionista Lucas Rocha de Mesquita a partir de vários estudos sobre o tema.

Diminui o risco de problemas cardiovasculares

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), o riso tem o poder de diminuir a incidência de doenças cardíacas. No experimento, dois grupos de pessoas que já haviam sofrido um ataque cardíaco e estavam sob tratamento foram selecionados. O grupo que assistiu diariamente vídeos de humor de 20 minutos durante um ano, obteve uma redução quase três vezes maior da proteína C-reativa, um marcador de inflamação e de riscos de complicações cardiovasculares.

Fortalece o sistema imunológico e reduz o estresse

Um acesso de riso diminui os níveis de cortisol e adrenalina, responsáveis pelo estresse e pela ansiedade. Isso ocorre porque, ao rirmos, o nosso cérebro produz endorfina, hormônio que provoca sensação de relaxamento no corpo. Assim, o nosso sistema imunológico é fortalecido por uma maior produção de células de defesa, o que desfavorece o surgimento de doenças.

Ver todas as notícias
Whatsapp