Portal do Beneficiário

13/11/2020 15:37

Dia Mundial do Diabetes: Conscientizar-se é necessário!

Escolhido como o Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro tornou-se uma data importante na conscientização a respeito da doença. Trata-se de patologia presente em grande número em todo o mundo, tanto em países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento, como o Brasil. Estima-se que mais de 16,5 milhões de brasileiros sejam diabéticos, e que metade destes não tenha conhecimento do diagnóstico.

Devido aos avanços da medicina, atualmente sabemos como agir para prevenir a doença e como proporcionar melhor qualidade de vida àquelas pessoas que já vivem com diabetes. Para que você fique informado sobre o assunto, listamos, abaixo, alguns mitos e verdades, com base em informações da Sociedade Brasileira Diabetes (SBD). Confira!

Verdade: Frutas são alimentos saudáveis, mas devem ser ingeridas com moderação. Apesar de conterem fibras, vitaminas e minerais, é preciso estar atento ao tipo de fruta consumida e às taxas de glicemia de cada pessoa, entre outros fatores. Os profissionais da equipe de saúde devem ajudar nesse planejamento.

Mito: Por ser relativamente comum entre a população, alguns imaginam que o diabetes seja uma doença simples. Não é verdade! Ainda que por meio do controle adequado seja possível prevenir ou adiar complicações, é preciso muita atenção ao diabetes. Informe-se e busque auxílio de profissionais da saúde, para orientação personalizada.

Verdade: Uma refeição saudável, para uma pessoa com diabetes, costuma ser a mesma de uma pessoa que não tem a doença. A chamada “comida dietética” frequentemente não traz benefícios, pelo contrário: por vezes, contribui com o aumento da glicose e pode ter efeito laxante. O plano de alimentação saudável ideal deve ser traçado por uma equipe multidisciplinar, com médicos, nutricionistas, educadores físicos e outros profissionais.

Mito: Outra crença equivocada de parte da população é de que é fácil saber se você tem diabetes, porque os sinais seriam claros. Não é bem assim: na verdade, o diabetes não tem sintomas tão evidentes, e as complicações não são as mesmas para todas as pessoas. Por isso, é fundamental realizar exames de rotina e buscar o diagnóstico.

Cuide-se!

No caso das pessoas que não são acometidas pela doença, a palavra-chave é prevenção. Embora fatores genéticos possam contribuir para o surgimento do diabetes, em muitos casos é possível evitá-lo por meio da adoção de hábitos saudáveis. Portanto, pratique exercícios físicos e alimente-se de forma equilibrada, porque essas são as recomendações mais seguras para manter a saúde em dia e os níveis de glicose no sangue sob controle.

Além disso, lembre-se: a rede credenciada da AMS Petrobras está pronta para orientar você, beneficiário, tanto na prevenção quanto no tratamento do diabetes. Juntos, construímos um plano cada vez melhor e mais pronto para atender às suas necessidades!

Ver todas as notícias
Whatsapp