Portal do Beneficiário

08/12/2020 16:37

Coronavírus: cuidados e exames, em caso de sintomas, permanecem essenciais

Após diminuição na taxa de transmissão e no número de casos, os números das infecções pelo novo coronavírus voltaram a aumentar no Brasil. Por isso, é preciso reforçar os cuidados e as orientações quanto à prevenção, que continua a ser o meio mais efetivo para vencer o vírus. A realização de exames, quando recomendados, também é essencial.

Caso você esteja com sintomas típicos da infecção pelo coronavírus, consulte-se com um médico. Ele analisará a situação e solicitará o exame adequado. Basicamente, há dois tipos de exames para determinar se você está ou esteve em contato com o vírus sars-cov-2:

RT-PCR sars cov-2: Opção mais recomendada nos primeiros dias de sintomas, quando há suspeita de infecção. É considerado o exame padrão-ouro e é oferecido pelo plano desde o início da pandemia, em março deste ano.

Testes sorológicos: Recomendados para aqueles que apresentarem quadro clínico de síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave há mais de 8 dias. Estes exames possibilitam, por meio da coleta de sangue, detectar anticorpos contra o vírus. Disponibilizamos os testes sorológicos desde o último mês de agosto, conforme orientações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Nos casos de beneficiários que forem acometidos por sintomas leves possivelmente relacionados à infeção pelo novo coronavírus, é recomendado o uso do aplicativo Einstein Conecta. Por meio dele, você tem acesso a clínicos gerais e pediatras 24 horas por dia durante toda a semana, sem cobrança de coparticipação.

Ver todas as notícias
Whatsapp