01/10/2024 09:38
Conheça os critérios para fisioterapia por meio do Programa Cuidar | 60+
Sabia que o nosso Programa Cuidar | 60+, voltado para o cuidado integral ao idoso, abrange tratamento de fisioterapia? Lembramos, porém, sobre a necessidade de cumprir alguns critérios técnicos para esse tipo de tratamento ser realizado por meio do programa, com isenção de coparticipação.
Casos em que a fisioterapia é realizada pelo Programa Cuidar | 60+
O tratamento de fisioterapia é autorizado pelo programa quando um dos seguintes critérios é atendido:
- Doenças crônicas em fase aguda: osteomuscular, neurológica ou respiratória
- Condições críticas: fraturas, quedas, internação com queda da funcionalidade, ou acidente vascular encefálico (AVE) agudo
Tratamentos não cobertos pelo Programa Cuidar | 60+
Alguns tratamentos não se enquadram nos critérios técnicos do programa. São eles:
- Fisioterapia pélvica
- Eletroterapia: ultrassom, estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), estimulação elétrica funcional (FES)
- Fisioterapia vestibular
- Reeducação Postural Global (RPG)
- Drenagem linfática
Modalidades de atendimento: on-line ou presencial
O atendimento com fisioterapeuta pode acontecer de forma remota, por videochamada, ou presencial, na casa do(a) beneficiário(a). A decisão do modelo de tratamento depende de dois fatores: a facilidade de uso de ferramentas tecnológicas e do estado de saúde da pessoa.
O atendimento on-line é indicado para quem tem está apto a acessar a ferramenta de videochamada; sem declínio cognitivo que atrapalhe a comunicação e utilização da ferramenta; e seja independente quanto à mobilidade.



Já o atendimento presencial é uma opção para pessoas que não conseguem acessar a ferramenta de videochamada; com deficiência auditiva ou visual em grau que atrapalhe a comunicação virtual; em pós-operatório; ou com lesão em manguito rotador, no início de tratamento; ou outra condição de saúde que inviabilize o atendimento por telemedicina, conforme definição da equipe especializada da Laços Saúde, nossa parceira nesse programa.
![]()



Como são agendados os atendimentos de fisioterapia
Para dar início ao tratamento de fisioterapia por meio do Programa Cuidar | 60+, é necessária uma solicitação de médico externo ao programa (com laudo constando diagnóstico e emitido há menos de 30 dias); indicação de um médico da Laços Saúde, nossa parceira nesse programa; ou a identificação do benefício do tratamento pela enfermeira que acompanha o(a) beneficiário(a).
Uma vez solicitada, um fisioterapeuta irá analisar os critérios técnicos e definir o modelo assistencial (presencial ou on-line), fazendo, se necessário, uma avaliação on-line.
Na sequência, o atendimento de fisioterapia será agendado em comum acordo com o(a) beneficiário(a). No caso do atendimento presencial, será dada preferência a uma data/horário em que a enfermeira também possa estar presente, além de um familiar ou cuidador do paciente.
Quer saber mais sobre o Programa Cuidar | 60+, nossa iniciativa voltada para idosos das regiões metropolitanas dos estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe? Acesse aqui e conheça todos os benefícios desse programa, que é totalmente isento de coparticipação.

