03/11/2021 14:03
Conheça cuidados com a saúde bucal e aprenda a realizar o autoexame
A boca está presente em muitas funções essenciais de uma vida saudável. Seja para sorrir, conversar, provar um alimento, a cavidade bucal requer cuidados para manter seu bom funcionamento.
Com atenção aos fatores de risco, é possível prevenir doenças dessa área, como conscientiza a Semana Mundial de Prevenção ao Câncer Bucal, realizada de 1 a 7 de novembro. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 11.180 novos casos em homens e 4.010 em mulheres para cada ano do triênio 2020-2022.
Para manter a sua saúde bucal em dia, listamos seis formas de prevenção, incluindo o autoexame para identificar sintomas. Confira:
NÃO FUME
O cigarro é o vilão número um da saúde bucal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com câncer de boca eram tabagistas.
DE OLHO NA RADIAÇÃO SOLAR
A exposição ao sol sem a proteção adequada é considerada um fator de risco para o câncer de lábios. Ao entrar em contato com os raios solares, é recomendado o uso de protetores específicos para a região.
MODERAÇÃO NO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
O consumo frequente de bebidas alcoólicas também não contribui para uma cavidade bucal saudável. Quando são consumidas junto ao cigarro, o risco do câncer bucal aumenta.
ATENÇÃO AO HPV
Existem pesquisas que relacionam o HPV (sigla em inglês para papiloma vírus humano) a alguns casos de câncer de boca. Ter atenção às formas de prevenir a doença, que infecta a pele ou mucosas, é um cuidado necessário.
HIGIENE BUCAL
Realizar o acompanhamento com dentistas é uma forma de garantir uma análise periódica da saúde bucal. Esse cuidado deve ser feito de forma preventiva, aliado a uma boa higiene diária.
AUTOEXAME
O autoexame de boca pode ser feito por conta própria de forma mensal. Seguindo alguns passos simples, é possível uma avaliação primária de sintomas. Para aprender como realizar, acesse o guia da Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde.