Portal do Beneficiário

03/11/2021 11:03

Conheça cuidados com a saúde bucal e aprenda a realizar o autoexame

A boca está presente em muitas funções essenciais de uma vida saudável. Seja para sorrir, conversar, provar um alimento, a cavidade bucal requer cuidados para manter seu bom funcionamento.

Com atenção aos fatores de risco, é possível prevenir doenças dessa área, como conscientiza a Semana Mundial de Prevenção ao Câncer Bucal, realizada de 1 a 7 de novembro. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 11.180 novos casos em homens e 4.010 em mulheres para cada ano do triênio 2020-2022.

Para manter a sua saúde bucal em dia, listamos seis formas de prevenção, incluindo o autoexame para identificar sintomas. Confira:

NÃO FUME

PrevencaoCancerBucal_miolo03.png

O cigarro é o vilão número um da saúde bucal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com câncer de boca eram tabagistas.

DE OLHO NA RADIAÇÃO SOLAR

PrevencaoCancerBucal_miolo04.png

A exposição ao sol sem a proteção adequada é considerada um fator de risco para o câncer de lábios. Ao entrar em contato com os raios solares, é recomendado o uso de protetores específicos para a região.

MODERAÇÃO NO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

PrevencaoCancerBucal_miolo05.png

O consumo frequente de bebidas alcoólicas também não contribui para uma cavidade bucal saudável. Quando são consumidas junto ao cigarro, o risco do câncer bucal aumenta.

ATENÇÃO AO HPV

PrevencaoCancerBucal_miolo06.png

Existem pesquisas que relacionam o HPV (sigla em inglês para papiloma vírus humano) a alguns casos de câncer de boca. Ter atenção às formas de prevenir a doença, que infecta a pele ou mucosas, é um cuidado necessário.

HIGIENE BUCAL

PrevencaoCancerBucal_miolo01.png

Realizar o acompanhamento com dentistas é uma forma de garantir uma análise periódica da saúde bucal. Esse cuidado deve ser feito de forma preventiva, aliado a uma boa higiene diária.

AUTOEXAME

PrevencaoCancerBucal_miolo02.png

O autoexame de boca pode ser feito por conta própria de forma mensal. Seguindo alguns passos simples, é possível uma avaliação primária de sintomas. Para aprender como realizar, acesse o guia da Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde.

Ver todas as notícias
Whatsapp